Secretário de Desenvolvimento Natal Marchioro abre Semana do Meio Ambiente

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Natal José Marchioro, ocupou a tribuna da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 06, durante a sessão ordinária, para fazer a abertura da Semana do Meio Ambiente no município, de 06 a 11 de junho. Na oportunidade,  apresentou a programação de ações a serem desenvolvidas e convidou os vereadores a participarem dos eventos.

Como parte da programação, o projeto “Preservando o meio ambiente através da reciclagem” está acontecendo nas escolas com  gincana de coleta seletiva de resíduos sólidos, envolvendo alunos do  5º ao 9º ano, com premiação para a escola que mais coletar. Também estão sendo realizadas palestras nas escolas municipais, proferidas pela Professora Dalva Maria de Souza, para crianças do 3º ao 9º ano com o tema  “As mudanças começam por cada um de nós”.

Também parte das ações, Sessão Solene na Câmara Municipal na terça-feira, 07, para entrega do prêmio Rio Brilhante sustentável, com palestra sobre saneamento básico e entrega do plano municipal de saneamento básico. Também acontece durante a semana, o plantio de árvores nos bairros da cidade. No sábado, dia 11 a partir das 08 horas,  grande evento na praça central com participação de diversas secretarias. Haverá passeio ciclístico com sorteios de bicicletas e outros prêmios, recebimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias, distribuição de mudas de citronela e protelaria, informações sobre o aedes aegypti, transmissão de dengue, zica, chikungunya e h1n1.

Sobre outras ações, Marchioro destacou que o município está avançando como, por exemplo, a elaboração do plano de resíduos sólidos e do plano municipal de saneamento básico, apoio à Reciclario, viabilização de espaço para depósito de lixo eletrônico e outro para pneus.

“Ainda não estamos satisfeitos, há muito a fazer, porém as dificuldades são grandes, não só para nosso município, mas para a grande maioria que encontram as mesmas dificuldades em superar a necessidade quanto à efetivação de um projeto de resíduos sólidos. Se fosse fácil já teríamos feito”, afirmou o secretário.