Resumo das matérias aprovadas na sessão ordinária da câmara municipal de Rio...

Resumo das matérias aprovadas na sessão ordinária da câmara municipal de Rio Brilhante realizada nesta segunda-feira, 25 de junho.

Em Sessão Ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante, foram apresentadas em plenário para serem apreciadas pelos vereadores, 13 proposições, sendo dois Projetos de Leis do Poder Executivo, dois Projetos de Leis do Legislativo, e nove Indicações do Legislativo que versaram sobre diversos temas.

Foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentarias do Executivo Municipal para o ano de 2019.

Em sua 1ª votação foi apresentado o Projeto de Lei de autoria da vereadora Wandressa Barbosa, sobre criação do ““Dia da troca de livros” no âmbito municipal.

Também em sua 1ª votação, de autoria do vereador Éverton, sobre a campanha educativa para resgatar o Patriotismo no Município, especialmente nas escolas. O 1º secretário da Câmara ressaltou que o principal objetivo da proposição é trazer de volta o amor pelo Brasil, de maneira a estimular o conhecimento sobre a história do País, as lutas, as duras conquistas, incluindo uma das mais importantes, a democracia.

De autoria da vereadora Juraci e acatado pelos pares, foi aprovado o Projeto de Lei nomeando o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Prudêncio Thomaz, “Dona Manilde Spence”. A vereadora Juraci, autora da indicação, fez questão de justificar o pedido enaltecendo a pessoa da homenageada. “Normalmente os prédios públicos recebem nomes de pessoas que fizeram algo benéfico ao município. Todos do Distrito conhecem o trabalho e o exemplo de vida que foi a Dona Manilde, quero em nome do povo daquela localidade, em especial da família, agradecer o apoio do Prefeito Donato que foi sensível ao nosso pedido, a partir de hoje o CRAS do distrito passará a ser chamada Dona Manilde”, comemorou a vereadora.

De autoria da vereadora Barbosa Barbosa – PSC, foram aprovados duas proposições visando melhorias para o Bairro Antônia de Souza Barbosa.

Em forma de Requerimentos a vereadora cobrou da empresa Energisa que seja instalada o mais breve possível, lâmpadas de energia nos postes do Bairro Antônia de Souza, de acordo com a vereadora a iluminação pública é essencial para a qualidade de vida da sociedade, por ser de fundamental importância para a segurança pública. “Diante de tantas solicitações de moradores reclamando do perigo nesse bairro que é absurdamente escuro, sobretudo, quanto a risco de acidentes.

Em seu segundo pedido, foi solicitado a implantação de ciclovia e sinalização do trecho que dá acesso à BR 267, localizado na saída de Rio Brilhante sentido a Cidade de Maracaju até o primeiro trevo. A recuperação do referido trecho é de extrema importância diante do número elevado de ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas, moradores e trabalhadores do Bairro Antônia Barbosa, que utilizam a via, destacou Wandressa.

O vereador Adailton Lima – PV, cobrou do Executivo Municipal reparos na calçada da praça central próximo ao parquinho infantil. Adailton justificou seu pedido salientando que é necessário todo cuidado, principalmente quando se trata de ambiente escolar, especificamente neste caso por ser uma escola infantil.

De autoria do vereador Adão Evandro – PTB, foi solicitado o patrolamento e recuperação da ponte localizada na estrada vicinal que liga o Assentamento Sílvio Rodrigues. Segundo o parlamentar a indicação é uma forma de melhorar o acesso dos moradores da localidade, haja vista que, as mencionadas estradas, encontram-se ruins dificultando assim o tráfego de veículos. Outra preocupação dos assentados é o estado da ponte, a mesma é de grande importância na expansão e integração das comunidades rurais. Entretanto, a referida ponte encontra-se com problemas em suas estruturas, por isso, é necessário medidas urgentes, justificou Adãozinho.

Ainda na mesma sessão, o petebista pediu ao Poder Executivo municipal, a doação de um terreno para o Instituto dos Patrulheiros Mirins de Rio Brilhante. Adão lembrou que a Patrulha Mirim já se encontra no município há 10 anos, e ao longo desse tempo a instituição vem desenvolvendo um belíssimo trabalho perante a sociedade, principalmente com os jovens e adolescentes.

A vereadora Juraci Aparecida – PSC, teve aprovado, Indicação, sugerindo a Prefeitura municipal através da secretaria de Desenvolvimento, a continuidade do Programa de Piscicultura nos assentamentos. A vereadora destacou que esse projeto foi implantado na administração anterior e alguns assentamentos receberam esse beneficio, alem do ambiente para criação a comunidade recebeu também alguns alevinos para inicio do projeto. “Nós sabemos que pra sobreviver no campo, especialmente em pequenas áreas, é preciso diversificar a produção, por isso é de suma importância a implementação do Projeto Piscicultura nos assentamentos”, disse a vereadora.

De autoria do vereador Iliê Vidal – DEM, foi solitado ao chefe da municipalidade Indicação pedindo a criação das escolinhas de: futebol, futsal, voleibol e basquete, no Município de Rio Brilhante. O vereador Iliezinho sempre se destacou no esporte municipal e principalmente no futebol profissional do estado, com a equipe do E.C. Águia Negra. “O nosso município tem sido destaque no estado e até fora dele em várias modalidades, mas, para que o esporte tenha uma boa continuidade é necessário esse incentivo por parte do Poder Executivo, e o caminho é a criação das escolinhas, alem de incentivá-los a praticar algum tipo de esporte, estaria tirando das ruas muitas crianças, criando nas mesmas hábitos mais saudáveis”, resumiu o democrata.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Maria-Nõ (DEM), requereu ao governador do Estado de Mato Grosso do Sul, a implantação do programa “CESTA BÁSICA” de materiais de construções para população de baixa renda. Nô ressaltou que o município de Rio Brilhante tem um elevado número de terrenos doados por esses projetos habitacionais, e a população carente tem grande dificuldade com a construção de moradia. “Uma vez que muita gente tem procurado esta casa de leis pedindo informações a respeito desse compromisso firmado pelo governo do Estado”, finalizou o parlamentar.

Em mais um pedido, o parlamentar cobrou do Prefeito Donato Lopes, informações de quais deputados estaduais, federais e senadores disponibilizaram recursos ao Município.

Outra proposição visando melhorias principalmente às famílias de baixa renda, o vereador Nô solicitou ao governador Reinaldo Azambuja, incentivo para a implantação do projeto de ENERGIA EÓLICA aos assentados e pequenos produtores rurais do Município de Rio Brilhante.

Finalizando a sessão, o Vereador e Presidente da Câmara, José Maria – Nô, agradeceu a presença da população presente e os internautas, lembrando que o Poder Legislativo entra recesso a partir do dia primeiro de julho. A próxima sessão ordinária será no dia 6 de agosto. “Esta é a última sessão do 1º semestre de 2018, porém, os trabalhos da Câmara continuam normalmente, neste período de recesso parlamentar não haverá sessões, ressalto ainda que esta casa sempre estará de portas abertas para os anseios da nossa comunidade”, finalizou Nô.

Assessoria de comunicação – CMRB.