Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rio Brilhante realizada nesta segunda-feira, 18 de junho

Em Sessão Ordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante, foram apresentadas para apreciação dos vereadores, nove proposições, sendo dois Projetos de Leis do Poder Executivo e seis Indicações do Legislativo que versaram sobre diversos temas.

Em sua 1ª votação, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentarias do Executivo Municipal para o ano de 2019.

Em seguida o presidente da Casa, vereador José Maria-Nô colocou em votação o segundo Projeto de Lei, sugerindo a nomeação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Prudêncio Thomaz, passando a chamar “Manilde Spence”. A vereadora Juraci, autora da indicação, fez questão de justificar o pedido enaltecendo a pessoa da homenageada. “Normalmente os prédios públicos recebem nomes de pessoas que fizeram algo benéfico ao município. Todos do Distrito conhecem o trabalho e o exemplo de vida que foi a Dona Manilde, quero em nome do povo daquela localidade, em especial da família, agradecer o apoio do executivo e dos colegas parlamenteares, a partir de hoje o CRAS do distrito passará a ser chamada Dona Manilde”, comemorou a vereadora.

Em forma de Requerimento, o vereador Adailton Lima – PV cobrou do Executivo Municipal, relatório de controle de horas de serviços prestados pela patrulha mecanizada nos assentamentos. Ao justificar o pedido, o parlamentar explicou que o requerimento visa atender algumas reclamações de moradores da área rural, os quais segundo o vereador não está recebendo o serviço, “como legislador me sinto na obrigação de requerer junto ao setor da municipalidade o referido relatório”, concluiu o vereador do Partido Verde.

Em outra proposição o vereador Adailton, solicitou o adiantamento das eleições da Mesa Diretora do Legislativo para o Biênio 2019/2020. “Quero colocar meu nome para apreciação dos colegas, gostaria de mudar algo que julgo necessário, por isso adianto que sou candidato a presidente desta Casa de Leis para os próximos dois anos”, defendeu Adailton. Ambos os Requerimento foram acatados por unanimidade pelos pares.

O vereador Marlos Jóris – PR, pediu via Indicação endereçado ao Prefeito Municipal, sugerindo a  construção de um espaço de lazer no loteamento Recanto dos Jatobás. Marlão citou que no local citado já existe o espaço. “Vários pedidos de moradores da localidade tem chegado até nós, solicitando que algo seja feito para o lazer especialmente das crianças, já encaminhei a proposição ao Prefeito e espero que seja acatado o nosso pedido, o qual julgo ser de extrema importância não só para moradores do Recanto dos Jatobás como de bairro adjacentes”, destacou Marlos.

O presidente do legislativo rio-brilhantense apresentou três Requerimentos, no primeiro o Vereador Nô solicitou que seja realizado estudos para instalação do sistema de energia solar para os assentados, pequenos produtores rurais e população urbana de baixa renda do município. O parlamentar justificando o seu pedido citou que já foi implantado pelo governo do estado o sistema de energia solar em uma residência rural, no município de Ivinhema, e o resultado vem sendo muito positivo. Com a instalação do sistema a economia foi significativa, antes o morador pagava em media 190,00 de energia, hoje está pagando 29,00. “O município de Rio Brilhante conta com doze assentamentos, acredito que com a parceria do governo estadual e a prefeitura local podemos atender muita gente, amenizando no custo da energia, que está tão alto”, disse o presidente Zé Maria-Nô.

Em outra proposição de autoria do chefe do parlamento rio-brilhantense, foi solicitado melhorias em todas as entradas da cidade. Nô citou que na oportunidade da passagem do governador Reinaldo Azambuja pelo município, foi entregue pessoalmente o documento oficial protocolado por esta Casa de Leis, cobrando do governador uma intervenção para este fim, o qual tem sido o desejo não só da classe política, mas principalmente dos munícipes de Rio Brilhante, salientou Nô.

Na última proposição da noite, também de autoria do vereador Nô, requerendo da AGETRAT que se faça a proibição de circulação de veículos de grande porte na rua Santo Antonio, em frente ao Hospital.

Finalizando a sessão, o Vereador e Presidente da Casa José Maria – Nô, convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada no dia 25 de junho, às 19 horas.

Confira o vídeo completo da sessão no link abaixo:

Assessoria de comunicação – CMRB.