Projetos de nomenclatura de ruas são votados pela Câmara

Projetos de nomenclatura de ruas são votados pela Câmara

AUTORIA DO VEREADOR MÁRIO CÉSAR FURLAN – MDB.  Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada 15, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Nilso José Gasparotto; – Rua Projetada F, localizada no Loteamento Dr. Irapuan G. Carneiro, passa a denominar-se Rua Otávio de Barros.

NILSO JOSÉ GASPAROTTO, popular “gringo”, nascido em Arroio do Meio-RS em 18/02/1945. Filho mais velho de João Batista Gasparotto e Avelina Rizzi Gaparotto. Nilso abandonou seus estudos para trabalhar com seu pai, também construtor onde desde muito novo já ajudava no sustento da família e na criação de seus oito irmãos mais novos. Morou em Rio Verde de Mato Grosso, em São Gabriel do Oeste-MS. Construiu obras importantes, tendo se destacado o grande Auto Posto Paraná na BR que liga Rio Verde. Logo após veio para Campo Grande construir várias casas para a família do Dr. Rondon. Em 1975 o gringo como foi batizado, logo que chegou em Rio Brilhante, se instalou a convite de Dr. Carmelio Roos para construir a residência de seus pais, onde hoje é a residência de Armando Leonel. Construiu várias residências e obras importantes que embelezaram o município, dentre elas destacam-se: ampliação do Sindicato Rural de Rio Brilhante; construção do Posto de Saúde municipal, hoje já ampliado, construção do primeiro shopping na cidade, dentre outras. Trabalhava também em fazendas construindo sedes e gerenciando lavouras.Foi proprietário da marcenaria que hoje se chama MARSUL MARCENARIA, onde fez questão de fabricar os móveis de sua nova residência, quando adquiriu sua nova família com a filha do então Pofessor como ele o chamava, e teve mais três filhos, dos quais graças ao pulso firme e bom exemplo ensinou-os a mesma profissão, estando eles hoje fazendo jus aos ensinamentos rígidos do saudoso pai trabalhador. Gringo foi quem liderou a ocupação da fazenda FORTUNA, permanecendo como Presidente do Acampamento até a demarcação de suas terras e assentamentos das famílias que como ele permanecia lá, mas por perseguição política dos dirigentes daquela época, não conseguiu o seu tão esperado pedacinho de terra na fazenda fortuna, mas mesmo assim ficou satisfeito pela grande luta que teve e de ver seus companheiros serem congratulados. Faleceu em 31/01/ 2002, deixando a esposa e três filhos, restando apenas saudades, lembranças e bons ensinamentos para quem como ele conviveu, tanto no profissional como no cotidiano, apenas 56 anos.

OTÁVIO DE BARROS (seu Otávio Pipoqueiro) nasceu em 28/02/1925, na cidade de Nioaque/MS. Casou-se com Almerinda Dias com quem constituiu família. Teve cinco filhos. Em meados dos anos 50, mudou-se para Rio Brilhante onde fez desta cidade a sua casa. Durante muitos anos a família morou na Fazenda Caramba, onde trabalhou como capataz na lida com gado. Ao deixar o trabalho do campo, mudou-se para a cidade onde se tornou conhecido por muitas pessoas como seu Otávio Pipoqueiro. Por muitos anos fez a alegria de crianças, jovens e adultos ao vender pipocas e doces na escola Fernando Corrêa da Costa. Sempre brincalhão cativava todos que chegavam perto dele e não perdia um só dia sem ir à escola, em todos os períodos escolares. Gostava de ouvir chamamé, tocar berrante, apostar em corridas de cavalos na antiga Cabeceira da Cancha, onde hoje é a Jeová da Fonseca Barbosa. Seu Otávio faleceu com 81 anos em 01/10/2006.

 

AUTORIA VEREADOR ADÃO EVANDRO – DEM  Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada 08, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Chafic Dib Aical Nimer. – Rua Projetada B, localizada no loteamento Dr. Irapuan Gonzaga Carneiro, passa a denominar-se Rua Olinda Ramos Nimer.

CHAFIC DIB AICAL NIMER nasceu no Rio de Janeiro em 27/06/1897, filho de Dib Haikel Nimer e Manni Kalil Buainain Nimer, imigrantes síriolibaneses. Era conhecido somente por Chafic Nimer. Seu pai liderou a primeira caravana de imigrantes árabes que vieram para o então Estado de Mato Grosso. Buscando aprimorar sua formação, Chafic viveu parte de sua infância no Líbano, indo posteriormente estudar na França. De lá, voltou para o Brasil e se estabeleceu em São Paulo e em Campo Grande, vindo a empreender no comércio. Aos doze anos, foi acometido por uma febre reumática que o tornou deficiente físico, já que na época não havia antibióticos que combatessem a enfermidade. Ainda assim, seu temperamento arrojado não permitiu que seu problema de saúde fosse empecilho para desenvolver-se e prosperar por meio do comércio. Interessado nos estudos, falava e escrevia em 5 idiomas e gostava muito de ler e se manter informado. Destacou-se como comerciante em Campo Grande e consta como membro-fundador do Clube Libanês. Casou em segundas núpcias com Olinda Ramos Nimer, natural de Rio Brilhante e, ao vir aqui para se despedir da sogra, pois pretendia se mudar para São Paulo apaixonou-se pela pequena cativante, decidindo se mudar para cá, motivo pelo qual deixou a atividade de comerciante e se tornou fazendeiro. Acreditando no futuro da cidade, realizou investimentos em Rio Brilhante, vindo a participar também da Loja Maçônica Obreiros de Rio Brilhante nos seus primórdios. Tinha um temperamento afável, muito simples e fez grandes amizades na região. Viveu em Rio Brilhante até seu falecimento em 6 de março de 1973, aos 75 anos.

OLINDA RAMOS NIMER nasceu em Rio Brilhante na Fazenda Passatempo em 17/03/1918, filha caçula de uma numerosa família de 9 irmãos. Desde cedo se revelou uma pessoa decidida, indo trabalhar fora aos 16 anos contra a vontade da família. Naquela época, as mulheres somente saíam de casa após o casamento. Trabalhou como empregada doméstica durante muitos anos para várias famílias do nosso Estado e, mais tarde, como atendente de loja e vendedora. Autodidata, aprendeu a ler e escrever praticamente sozinha, perguntando a um ou outro que se dispunha a ensiná-la. Após muita luta e trabalho, próxima dos 40 anos de idade, casou-se com o Sr. Chafic Nimer. Pessoa dinâmica, continuou trabalhando, ajudando seu esposo nos negócios bem como administrando sua casa e prestando apoio a muitas pessoas que a procuravam. Ficou viúva aos 54 anos. Foi membro da Igreja Batista em Rio Brilhante onde era muito estimada pelos fieis. Sua casa estava sempre aberta para cultos e reuniões onde se pregava a Palavra de Deus. Faleceu em 21/11/2005 aos 87 anos de idade, deixando um belo exemplo de liderança e bondade aos seus familiares, amigos e irmãos em Cristo.

 

AUTORIA VEREADOR SÉRGIO RIGO – PT.  Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada D, localizada no Bairro Dr. Irapuan G. Carneiro, passa a denominar-se Rua Laurentino Antunes de Morais; – Rua Projetada C, localizada no Loteamento Dr. Irapuan G. Carneiro, passa a denominar-se Rua Lucimara Martins Piveta.

LAURENTINO ANTUNES DE MORAIS nasceu no 01/10/1927 na cidade de Santo Ângelo – RS e chegou em Rio Brilhante–MS em 1928 com seus pais Constâncio da Silva Morais e sua Mãe Ermandina Antunes de Morais, com 1 ano de idade. Aos 25 anos casou-se com Menaide Muniz Morais e teve 6 filhos.Tinha 13 Irmãos sendo que vieram do Rio Grande do Sul, Alcinda , Alecinda, Adelina e Laurentino. Nascidos em Rio Brilhante Araci, Alaide, Doralicio, Franquelina, Enestina, Laudelino, Belmiro, Valdomiro, Olivio, e Ademir, sendo que dois foram Vereador em Rio Brilhante-MS, Trabalhou na lavoura em sua propriedade localizada no Rincão, vendeu sua área, foi plantar arroz na Fazenda Cadeado, depois passou trabalha na Prefeitura Municipal de Rio Brilhante-MS como serviços gerais e  motorista, cargo este no qual  aposentou-se. Faleceu em 18/01/2014 com 87 anos, tendo seus 86 anos como cidadão rio-brilhantense e uma vida digna e honrosa.

LUCIMARA MARTINS PIVETA, filha de Edson Marques Martins e Erotilde Rodrigues Martins, casada com Tadeu Piveta com quem teve duas filhas: Livia  e Talita. Lucimara nasceu na cidade de Dourados-MS no dia 31 de dezembro de 1963. Foi Técnica em enfermagem ainda jovem, começou a trabalhar no Hospital de Rio Brilhante no inicio dos anos 80, dedicou-se mais de 10 anos a ajudaras pessoas. Foi uma ótima profissional, amiga e  mãe, deixando saudades a todos que a conheciam, sempre com sorriso no rosto. Sua filha Livia segue o mesmo caminho da mãe, atuando na área da saúde, onde é concursada no SAMU no Estado do Paraná. Já sua filha Talita é Veterinária e exerce com muito carinho e amor sua profissão, herdou o amor pelos animais de sua mãe. Lucinha, como era conhecida, faleceu no dia 21 de julho 1996 deixando muitas saudades entre os amigos e familiares e  estará sempre em nossa memória.

 

 

AUTORIA VEREADOR JOSÉ MARIA CAETANO DE SOUSA – NÔ – DEM. Ficam denominadas as seguintes vias públicas na sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: a Rua Projetada E do Loteamento Irapuãn Gonzaga Carneiro passa a denominar-se Rua Ismenia Bueno de Pontes; A Rua Projetada 10 do Bairro Antônia de Souza Barbosa passa a denominar-se Rua Augusto Pompilio.

ISMENIA BUENO DE PONTES nasceu no dia 22/11/1926 na cidade de Jaú-SP e ainda muito jovem foi morar na cidade de Santo Anastácio-SP na fazenda Santo Antonio de Propriedade do Senhor Milton Staut. Lá conheceu e constituiu família com Catulino Rodrigues de Lima, dessa união teve 02 filhos: Carlos (Carlão)  e Sebastião (Catulino). Mudaram-se para Rio Brilhante onde residiram em duas fazendas do senhor Milton,  fazenda Jaurú e fazenda Vargem Alegre. Trabalhou também na fazenda Baía Bonita e fazenda Rio Verde no município de Amambai. Retornando para  Rio Brilhante para trabalhar na Fazenda Mata Sede. Veio morar na cidade  no dia 22 de agosto de 1973, trabalhando como cozinheira e zeladora em diversas propriedades e comércios do município, onde podemos destacar o Horizonte Hotel da Senhora Carolina e Senhor Reinaldino Espindola. Aqui fez diversas amizades, onde ainda deixa muitas saudades entre os amigos e familiares. Dona Ismenia faleceu no 01/10/2009 aos 82 anos, vitima de um infarto, deixando os  filhos, noras,  quatro netos e quatro bisnetos.

AUGUSTO POMPILIO nasceu no dia 25/02/1949 na cidade de Lucélia/SP. Filho de Antônio Pompilio e Zulmira Imperatriz Pompilio, casado com Erlita Cruz Pompilio, pai de 05 filhos, avô de 11 netos e 1 bisneto. Chegou com seu pai em Rio Brilhante em 1969 e montaram a SERRARIA NOVA ESPERANÇ. Juntos construíram várias igrejas da CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, além de casas as quais eram doadas. No mandato do prefeito Iliê Vidal, Augusto Pompilio também doou terrenos e madeiras para construção de casas no bairro que leva o nome de Bairro Nova Esperança. Sua alegria era servir a Deus e se dedicava cada minuto da vida para a Sua obra ajudando no crescimento da religião. Exerceu o cargo de Diácono na Igreja por 28 anos e depois Ansião por dez anos. Infelizmente, sua vida foi interrompida no dia 29/10/2018 quando passou mal enquanto atendia o culto na Igreja de Nova Alvorada do Sul,  vítima de dissecção de aorta. Deixou para a família, irmãos de Fé e amigos, a saudade e ao mesmo tempo o orgulho de tê-lo tido a honra de ter ele como exemplo de vida.

 

AUTORIA VEREADOR ÉVERTON CRISTIANO CARVALHO – DEM. Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue:  Rua Projetada 11, localizada no Bairro Antônia de Sousa Barbosa, passa a denominar-se Rua Orlando Marques Ribeiro.

ORLANDO MARQUES RIBEIRO nascido em Rio Brilhante-MS, em 15/07/1951, pai de 8 filhos. Ingressou na polícia civil em 07 de julho de 1977, aposentando-se em 2016. Foi atleta consagrado no esporte amador Riobrilhantense atuando pela equipe do E.C Municipal, sendo um dos idealizadores da criação do E. C Águia Negra em 1972, onde parou de atuar em 1986 vindo a ser técnico da recém surgida equipe em 1987 na 2ª divisão. Atuou muitos anos como árbitro no futebol amador, vindo a ser homenageado pelos seus relevantes serviços prestados em 2018 pelo sindárbitros na final do Campeonato Municipal de Futebol Suíço Sênior daquele ano. Também foi instrutor na fanfarra do município por alguns anos. Faleceu no dia 17 de outubro de 2019 aos 68 anos de idade.

 

 

AUTORIA VEREADORA TÂNIA MARA – PSDB. Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada 06, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Deolinda de Oliveira Amaral, a Dona Deolinda; – Rua Projetada 07, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Francisco Silveira, o Chico Baiúca; – Rua Projetada 18, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Delcio Santos de Carvalho, o Zé do piano.

DEOLINDA DE OLIVEIRA AMARAL nasceu nesse município que na época chamava-se Entre Rios, no dia 13/03/1913. Filha de Maria de Oliveira Amaral e Faustino Agapito do Amaral, casou-se com Vitorino Espindola e dessa união teve 3 filhos. Vindo a ficar viúva, posteriormente casou-se mais uma vez e teve mais três filhos do segundo casamento. Trabalhou a vida inteira nessa região e levou uma vida muita dura e sofrida, mas ajudou de alguma forma a construir essa cidade. Trabalhou em fazendas criando  seus filhos com dignidade e ensinando a eles o bom caminho. Já mais velha, dedicou-se a confecção de cestos e peneiras de bambu, como forma de subsistência, revelando-se grande artesã, e também colocando seus conhecimentos à disposição para os que tivessem interesse nesse oficio. Foi uma mulher batalhadora, e como grande matriarca que era além de criar seus filhos e ajudá-los na criação de seus netos, cuidou especialmente de 5 netos que foram deixados de lado pelos pais, sendo que o caçula desses netos foi diagnosticado com deficiência vegetativa, desenganado pelos médicos. Dona Deolinda não desistiu dele e com seu amor e dedicação cuidou dessa criança levando para a APAE e, juntamente com os profissionais e ajuda das famílias amigas colocaram esta criança de pé, com uma vida quase normal: hoje ele fala, anda e trabalha, graças a essa pessoa chamada “Vovó Deolinda”. Mulher de Fé, fazia da Oração a sua maior arma contra as dificuldades que enfrentava junto a sua numerosa família, mantendo em um cantinho de seu quarto um altar com seus Santos e Santas de devoção e a imagem do Sagrado Coração de Jesus, onde se recolhia nos momentos de aflição. Seu falecimento ocorreu no dia 14 de novembro de 1999, deixando como legado, exemplos de amor e amizade sincera por todos quantos conhecia e por sua terra natal. E hoje, como um gesto de gratidão e eterna reverência, damos a uma rua de nossa cidade o nome de Deolinda de Oliveira Amaral, a Dona Deolinda, deixando assim o seu nome e a sua história gravados para sempre.

FRANCISCO SILVEIRA nasceu em 25/05/1932, no município de Açaré-Ce, filho de Antônio Silveira da Silva e Maria Ferreira do Nascimento. Chegou em Entre Rios, hoje Rio Brilhante, com apenas sete anos de idade, passando a morar com os tios João Humbelino da Silva e Joaquim Silveira e suas famílias. De família numerosa, ao perder sua mãe, Francisco acompanhou seus familiares para o então Estado de Mato Grosso, quando aqui chegaram, na nossa Entre Rios. Seu Antônio, seu pai, foi leiloeiro oficial das festas do Divino Espírito Santo por muitos anos, animando e contribuindo com a nossa Paróquia, deixando em seu lugar seu filho Pedrinho. Francisco tinha cinco irmãos, que também aqui cresceram e se tornaram pessoas de bem, dos quais ainda temos a grata companhia e amizade de Pedro Silveira, o Pedrinho do DNER, hoje DNIT. Francisco Silveira tinha o apelido de “Chico Baiuca” que lhe foi dado pelo amigo Celso Gorostildes, na época em que lidava com cavalos de corrida. Em 1959 casou-se com Sônia Borges Silveira e posteriormente com Jussara Terezinha Cunha Silveira. Teve 12 filhos. Começou sua carreira como servidor público em 1956, quando foi nomeado oficial de Justiça do Estado de Mato Grosso. Em 1967, quando a Policia Civil de Rio Brilhante passava por momentos de dificuldades, principalmente na relação com a comunidade, “Chico Baiuca” como era conhecido, foi nomeado delegado, principalmente por causa do leque de amizades que tinha, permanecendo no cargo até 1972, sendo então transferido para Itaporã onde exerceu a mesma função nos municípios de Itaporã, Fátima do Sul e Dourados. Também prestou serviços na Assembléia Legislativa do Estado. Além das cidades citadas, foi ainda delegado em Corumbá, Douradina e Ribas do Rio Pardo. Posteriormente foi delegado da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos na cidade de Dourados, onde aposentou-se. Como policial, o fato que mais marcou “Chico Baiuca” foi quando ajudou a esclarecer o assassinato do colega, o ex-delegado de policia de Naviraí, Jaime Rodrigues da Silva, o “Bigode” que era amigo particular de Chico. Nas investigações atuaram Francisco Silveira e Coronel Adib Massad. Foi um policial exemplar, que tinha o respeito e admiração dos seus chefes e subordinados e o mais importante, o respeito e admiração dos moradores das cidades por onde passou. Por sua ilibada carreira recebeu muitas homenagens do povo Sul-Mato-Grossense, entre elas uma Moção de Congratulação do Legislativo de Rio Brilhante e o Título de Cidadão Douradense, conferido pela Câmara Municipal de Dourados. Apesar de deixar Rio Brilhante não se esquecia dos seus muitos amigos e dos familiares que por aqui ficaram, pois considerava “Entre Rios” sua terra natal. Chico Baiuca nos deixou no dia 09 de novembro de 2018, levando consigo o carinho e o respeito do povo de nosso Município e de nosso Estado. E hoje, como um preito de gratidão e grande respeito, eternizamos Francisco Silveira, o Chico Baiúca, dando seu nome uma rua de nossa cidade.

DELCIO SANTOS DE CARVALHO nasceu em 11/01/1950, na cidade de Espumoso-RS. Filho de João Antônio de Carvalho e Amélia Cândida dos Santos, saiu ainda muito jovem da lida no campo para se aventurar como músico, pois desde muito cedo aprendeu a tocar Acordeom e passou a integrar grupos musicais no Rio Grande do Sul e Paraná. Em Santa Catarina conheceu Catarina Fátima de Oliveira (atualmente falecida) mãe de Rogledes Aparecida, e juntos tiveram dois filhos: Everton Cristiano e Vanusa Raquel. Devido às dificuldades, Delcio, um cunhado e um sobrinho juntaram as três famílias e na carroceria de um caminhão se aventuraram a sair de Santa Catarina para irem à cidade de Diamantino no estado de Mato Grosso. Porém, o caminhão veio a fundir o motor no distrito de Prudêncio Thomaz e sem condições de continuarem, por alguns dias ficaram sob uma lona no Posto das Mangueiras. Diante desse imprevisto, Delcio juntamente com sua esposa, resolveram procurar emprego em nossa cidade onde vieram a trabalhar na Prefeitura – ele na secretaria de obras e ela como zeladora. Em Rio Brilhante Delcio passou a ser conhecido como Zé do Piano por estar sempre em rodas de amigos com sanfona, a partir daí começou a integrar vários grupos musicais locais, depois passou a tocar solo, e a realizar sonorização em eventos familiares como aniversários e casamentos. Zé do Piano trabalhou também por vários anos como locutor na rádio Difusora AM, hoje FM. Pela grande amizade com Carmelindo Romildo Roos, indicou então seu filho com apenas onze anos de idade para trabalhar na emissora, na qual ele continua trabalhando até o momento. Zé do Piano encerrou sua atividade de músico tão logo sua esposa faleceu, e resolveu montar uma empresa individual de comercialização, montagem e instalação de padrões elétricos e serviços. Devido a um acidente por conta dessa função, houve complicações e veio a falecer no dia 7 de outubro de 2017. Hoje restam profundas saudades nos filhos, noras, genros e netos.

 

 

 

 

AUTORIA VEREADOR ILIÊ MARTINS VIDAL – DEM. Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada 16, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Alfredo Migotto; – Rua Projetada A, localizada no Loteamento Dr. Irapuan Gonzaga Carneiro, passa a denominar-se Rua Altino Moreira da Silva.

ALFREDO MIGOTTO Nasceu em 19/05/1929 em Agudo – RS. Filho de imigrantes italianos -Fioravante Migotto e Fosca Arcângela Trojan Migotto. Sendo filho de agricultores, desde muito jovem trabalhou na agricultura. Casou-se em 14 de julho de 1955 com Aracy Maria Segabinazzi Migotto permanecendo casados durante 63 anos. Tiveram quatro filhos: Roselaine, Vicente (conhecido por ‘gordo’), Paulo Roberto (conhecido por ‘pingo’) e Claudia. Mudou-se para Rio Brilhante na década de 70, mais precisamente no ano de 1977 e com seu filho Vicente, foram pioneiros no cultivo de arroz, soja e também se dedicava à criação de gado. Inicialmente morou na fazenda Boa Vista e depois na fazenda Sertãozinho. Era um homem trabalhador, honesto, franco, alegre, sociável, tranquilo, temente a Deus, sempre humilde e amigo de todos. Possuía hábitos simples e gostava do meio rural. Deixou como herança valores morais, espirituais, educacionais e o amor por esta cidade de Rio Brilhante, que ele viu crescer. Foi bom marido, pai, avô e bisavô, sua história se encerrou aos 88 anos em 29 de dezembro de 2017 deixando boas lembranças para familiares e amigos.

ALTINO MOREIRA DA SILVA nasceu em 21/10/1928 no então município de Entre Rios, hoje, Rio Brilhante. Era filho do imigrante português Joaquim Moreira da Silva e Maria dos anjos Cunha da Silva, o qual era um grande e nomeado Arquiteto e Engenheiro com várias obras no município tais como: ponte de madeira sobre os rios Vacaria e Sobradinho, residências particulares e Prefeitura Municipal. Altino Moreira da Silva trabalhou com seu pai dos 10 aos 21 anos na serraria e fabricação de móveis, e também nas construções acima citadas, quando ficou órfão em 1949. No ano de 1950 começou a trabalhar como motorista e em 1955 casou-se com Eniversina Melo da Silva com quem teve 8 filhos e 2 filhas. No ano de 1960 começou a trabalhar na oficina mecânica da Prefeitura Municipal, onde também era responsável pelos motores da energia elétrica. Aposentou-se no de 1987. Altino Moreira da Silva com seu esforço, empenho e dedicação, muito contribuiu para o início da construção civil e assim, posteriormente, municipalização da nossa hoje querida cativante, cidade de Rio Brilhante. Faleceu em 28 de maio de 2011.

 

AUTORIA VEREADOR SÉRGIO SILVA – PSDB. Ficam denominadas as seguintes vias públicas da sede do Município de Rio Brilhante-MS, conforme segue: – Rua Projetada 13, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Amadeu Pires de Carvalho. – Rua Projetada 14, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Maria Nazaré Bem.

AMADEU PIRES DE CARVALHO, filho de Joana Narcisa de Carvalho e Francisco Pires de Carvalho, nasceu em 19/08/1943 na cidade de Campo Grande- MS e faleceu em 17 de novembro de 2019 na cidade de Rio Brilhante- MS. Na sua infância e juventude começou a trabalhar na feira carregando sacolas para pessoas e depois na adolescência trabalhou como marceneiro fabricando carroceria de caminhão boiadeiro. Em 1973 passou no concurso da Policia Rodoviária Federal, assumindo em 1974 como Agente da PRF na cidade de Rio Brilhante/MS, vindo a trabalhar também no comando da PRF do Posto do Capei, Dourados e Bataguassu. No ano de 1980 foi a ele delegado o cargo de Inspetor da Policia Rodoviária Federal na cidade de Rio Brilhante/MS, sendo que o mesmo se aposentou no ano de 1995. Em 23 de dezembro de 1978 se casou com a Sra. Carmen Regina Creto de Carvalho, e desta união teve três filhos. Teve ainda mais  duas filhas. Em 1980 prestou vestibular para o Curso de Direito e começou a advogar em 1997 até o ano de 2016 . Amadeu foi candidato a vereador pelo PFL no ano de 1998 nesta cidade e também trabalhou como advogado na campanha eleitoral do Sr. Donato Lopes da Silva, além disso, no mesmo ano em 2005 exerceu o Cargo em Comissão como Chefe de Trânsito na Prefeitura Municipal de Rio Brilhante.

MARIA NAZARÉ BEM nasceu no dia 05/10/1942, na cidade de Anadias, Estado de Alagoas. Foi casada com Senhor Miguel da Silva Bem e viveram juntos por 60 anos. Construíram uma vida e uma família composta por 09 filhos. Passou a residir em Rio Brilhante- MS por volta do ano de 1980, trazendo na bagagem novos sonhos e perspectiva de melhora de vida. Trabalhou em roçados de arroz em Bocajá, por algum tempo. Depois ela e o esposo decidiram trabalhar na feira aqui em nosso município por muitos anos. Tornou-se uma cidadã rio-brilhantense de coração e uma contribuinte para a história de uma época, para o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. Falar  “dona Nazaré” é muito fácil, pois a sua lembrança nos remete a uma pessoa que sempre foi dona de muitos adjetivos, o que a torna ainda mais especial, pois o legado da simplicidade, da honestidade e principalmente da humildade foi o que ela nos deixou. Foi uma mulher com traços fortes deixados pela vida e pelo tempo, pequenina e de coração grande. Uma amante do perfume das flores, dona de um abraço forte e do amor mais sublime no papel de filha, irmã, mãe, avó, sogra e de amiga. Sua memória nos deixa um legado de uma pessoa que viveu e lutou muito e nos deixa como lições a mais pura humildade em pessoa.