Profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus devem receber insalubridade, diz vereador Nô

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM) apresentou requerimento ao prefeito e ao secretário de Saúde solicitando as seguintes informações: quais profissionais da área da saúde que recebem e os que não recebem adicional de insalubridade e/ou periculosidade; qual é o percentual pago e quem são os profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate da Covid-19.
Em princípio é preciso destacar o importante trabalho prestado pelos profissionais da área da saúde, especialmente aos que estão atuando no enfrentamento ao coronavírus.
É uma situação que gerou grande incerteza amedrontando toda população, e não diferente aos profissionais da saúde.
Essas pessoas que trabalham em hospitais, pronto atendimento, ESFs, barreiras sanitárias e nas tendas de atendimento na praça central, tem efetivo contato com possíveis pacientes infectados sendo que a exposição ao risco a saúde é rotineira, aumentando o risco de serem contaminados, elevando o grau de insalubridade e/ou periculosidade diante da pandemia.
O pagamento do adicional de insalubridade de 40% é dever do município considerando essa exposição e o esforço desses profissionais que enfrentam a covid-19 diariamente para cuidar da nossa população e deve ser recompensado financeiramente.
“Todos sabemos do grande esforço dos profissionais de saúde no combate à pandemia. Trabalhadores que estão colocando a própria vida em risco, expostos a uma alta carga viral, trazida pelos inúmeros pacientes diagnosticados com coronavírus”, afirmou o presidente.

Assessoria de comunicação – CMRB