Preocupados com casos da gripe H1N1, vereadores trazem tema em debate na...

Preocupados com casos da gripe H1N1, vereadores trazem tema em debate na Câmara

Presente à sessão, Secretária de Saúde diz que momento é preocupante

Diante da eminência de um surto da gripe Influenza A (H1N1), a Câmara Municipal protagonizou um amplo debate sobre a situação na sessão de segunda-feira, 23, que contou com a presença oportuna da Secretária Municipal de Saúde, Anália Queiroz Couto.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município já contabiliza oito casos confirmados da gripe, sendo 03 crianças menores de cinco anos, quatro adultos e um idoso, porém nenhum em estado grave.

Anália compareceu à Câmara para esclarecer as dúvidas dos vereadores com relação à suspensão do funcionamento da Creche Frei Everardo Kremper, onde dois casos foram confirmados bem como para trazer informações quanto às ações preventivas que estão sendo adotadas pelo município, especialmente nas escolas.

Ela considera que o momento é de alerta e preocupante, mas que o posicionamento do Ministério da Saúde é de que esta é uma doença sazonal e segundo o protocolo, não está indicada a suspensão das aulas e de outras atividades para controlar o surto. “Temos que obedecer ao protocolo do Ministério. Alguns municípios tomaram esta atitude atendendo decisão judicial”, afirmou. Ela informou ainda que a secretaria está com uma equipe em todas as unidades escolares e creches, levando orientações sobre medidas preventivas.

Questionada pelos vereadores sobre a disponibilidade de vacinas, a secretária informou que o município recebeu 6.200 doses destinadas ao grupo prioritário (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e doentes crônicos)  mas que estas também acabaram. “Acredito que estes foram praticamente 100% imunizados, mas estamos tentando viabilizar mais vacinas para atender a população, inclusive a classe de professores”. Com relação aos medicamentos disponíveis para tratamento da H1N1, caso ocorram novos casos, ela disse que por enquanto, têm essa disponibilidade.

Antecipação das férias

Na mesma sessão o vereador Giancarlo Mariano da Rocha-Gi (PPS) apresentou  indicação ao Prefeito Municipal e requerimento ao Governo do Estado, sugerindo a antecipação das férias escolares em todo o Estado, visando prevenir o contágio da gripe H1N1. A matéria dividiu opiniões entre os vereadores e foi reprovada por sete votos a seis.

Segundo a explanação da Secretária Anália,  antecipar quinze dias não seriam suficientes para resolver o problema, considerando que no mês de julho o frio é ainda mais intenso. “Se adiantarmos as férias, os alunos estariam retornando no período mais preocupante”.

Justificando sua indicação, Gi considera esta uma atitude necessária já que no Mato Grosso do Sul vinte mortes foram contabilizadas até o momento e 373 notificações ou internações, com 101 casos confirmados da doença.  Ele alertou que a última vítima da gripe em Campo Grande foi um professor de 57 anos, que lecionava em escola Estadual, em tempo integral. “Apresentei esta sugestão como medida cautelar”, enfatizou o vereador.

Com a mesma preocupação, o vereador  Jeto Marques (PSB), obteve aprovação em sua indicação sugerindo que seja disponibilizada a vacina para os professores, diretores, coordenadores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI), bem como para o corpo funcional nas escolas e creches do nosso município.