Parlamento Jovem toma posse na Câmara de Rio Brilhante

Vereadores e autoridades posam pra foto com vereadores jovens

Em mais uma iniciativa da atual Legislatura da Câmara Municipal de Rio Brilhante, foi instituído pela primeira vez no município o Projeto Câmara Jovem, o qual tomou posse na noite desta sexta-feira (26). Formado por estudantes, o Parlamento Jovem é composto por 9 vereadores e 4 suplentes, de instituições de ensino,  públicas e particulares.

A cerimônia de posse foi presidida pelo chefe do legislativo rio-brilhantense, Vereador José Maria Caetano (Nô), e aconteceu no plenário  da Câmara de Vereadores, Senador Ramez Tebet. A solenidade contou com a presença da Deputada Estadual Mara Caseiro, dos vereadores; Adão Evandro (autor do Decreto de Lei), Adailton Lima, Juraci Aparecida, Tânia Mara, Sérgio Silva e Wandressa Barbosa. Estiveram presentes o Capitão Gustavo Cardoso comandante da Policia Militar, e a Secretária de Assistência Social, Sandra Cottica. Os vereadores Marlos Joris e Professor Furlan justificaram suas ausências devido a compromissos. Além das autoridades e convidados, na sessão estavam presentes, diretores de escolas, pais e parentes de alunos, que acompanharam a solenidade de posse e entrega dos diplomas.

Depois dos procedimentos formais, como prevê o regimento interno da Câmara Jovem, como posse e juramento, foi eleita a mesa diretora da Câmara Jovem, após, todos os jovens parlamentares usaram da tribuna e discursaram como verdadeiros edis. A tribuna também foi usada pela deputada Mara Caseiro e pelos vereadores presentes.

A Câmara Jovem é composta pelos seguintes vereadores: Adrian Romualdo de Lima, Carla Patrícia Marengo Rios, Fernando Lucas Almeida Bononi, Ingrid Furtado Lima, Laura Eduarda Félix Borges, Maria Alice de Moura Oliveira, Néroli Cristina Arcanjo Rodrigues, Pedro Augusto Marques Salvador e Victor Matheus da Silva Plens Marques. Os suplentes: Guilherme de Oliveira Alves, Jhonatan Lima Elizário, Kauan Chimenes de Oliveira, Ottony Arã dos Santos e Vitor Hugo Araujo Alegre.

A Mesa Diretora foi eleita por unanimidade, com a seguinte composição: presidente, Fernando Lucas Almeida Bononi – 1º secretário, Adrian Romualdo de Lima – vice-presidente,  Ingrid Furtado Lima – 2º  secretário, Victor Matheusda Silva Plens Marques.

Durante seus discursos de posse, os novos vereadores jovens aproveitaram a oportunidade para falar sobre suas propostas e projetos para o ambiente escolar, além de melhorias para os bairros e a cidade.

Para a vereadora Tânia Mara, o país vive um momento danoso e difícil, onde a população nivela todos os políticos. No entanto, argumentou que as atividades pública são imprescindíveis à vida social e política. “Temos que acreditar e não perder a esperança, e essa esperança está em vocês jovens”. A vereadora Juraci ao cumprimentar os novos colegas do legislativo jovem, fez elogios ao idealizador do projeto, “quero te parabenizar vereador Adão pela sua coragem de tirar esse projeto da gaveta e colocar pra andar, e como você sempre prega, política se faz com atitude. Parabéns, parabéns e parabéns”.  O vereador Adailton Lima, ao se dirigir aos jovens parlamentares, disse, “cada projeto de lei que vocês apresentarem podem servir de norte para a criação de políticas públicas da nossa cidade, quero dizer a vocês que estaremos à disposição para ajudá-los nesta nova caminhada que se inicia hoje”.

O Vereador Adão Evandro, autor do projeto, sentiu-se realizado com a concretização da Câmara Jovem. “Para mim é motivo de muito orgulho ver esse sonho ser concretizado de fato, na noite de hoje, acredito muito em nossa juventude, e tenho certeza que irão contribuir com ótimas ideias para o desenvolvimento de nossa cidade”, assegurou o parlamentar. Ao agradecer os envolvidos no projeto, Adão citou, “só construiremos um futuro melhor se plantarmos boas sementes, e acredito que esta semente foi plantada”.

A deputada Mara Caseiro em seu discurso começou agradecendo pelo convite recebido, “estamos em recesso e eu estava de férias com minha família, mas ao receber um convite tão especial  como este, não poderia de forma alguma deixar de estar presente. Quero parabenizar ao meu amigo vereador Adãozinho por essa brilhante iniciativa, aos jovens vereadores quero dizer pra vocês que acredite nesse sonho de tornar um Brasil mais justo”, disse. A Parlamentar não se furtou em lembrar a crise política que assola o país nesse momento, lembrando que, alguns políticos que deveriam dar exemplos estão envolvidos com o submundo da política. No entanto, exortou a todos, especialmente aos jovens, a irem para as ruas pedir mudanças. “Temos que nos refundar e a participação da juventude é fundamental. Cada um de vocês receberá hoje um diploma, não o coloquem na sala, façam uso dele participando ativamente da política da cidade”. A deputada finalizou sua fala, colocando seu gabinete a disposição dos jovens parlamentares.

O presidente da Câmara, Vereador Nô, por sua vez, destacou a participação dos pais, que na avaliação do legislador foi fundamental para que esses jovens chegassem até aqui. “Quero aqui parabenizar pela desenvoltura que todos tiveram na tribuna, com certeza vemos muito futuro político promissor em vocês, tomara que eu esteja concorrendo outro cargo nas próximas eleições municipais, ainda bem, pois não será fácil concorrer com esses jovens não”, disse Nô, com seu peculiar senso de humor. José Maria – Nô acrescentou aos jovens vereadores, “o que nós queremos é a participação da juventude na política de Rio Brilhante, o que vocês vivenciarem aqui nesta Casa de Leis será marcante. Então aproveitem essa oportunidade”, encerrou o presidente.

Ao final da Sessão Solene, o presidente da Câmara Jovem, vereador Fernando Almeida, agradeceu a todos os presentes, e convidou para a primeira sessão que ocorrerá no dia 7 de março de 2017.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira -fotos Toniazzo

Confira as fotos da sessão solene: