Vereadora Wandressa pede transporte gratuito aos Estudantes e a relação de contratados pela prefeitura Municipal

Wandreza Barbosa PSB
Vereadora Wandressa Barbosa / foto arquivo

Na primeira Indicação, a Vereadora Wandressa Barbosa – PSB, contando com o apoio dos parlamentares, Mário Cezar Furlan – PMDB, Juraci Ap. Souza Silva – PSC, Adailton Mendes de Lima – PV, Sérgio Carlos Rigo – PT, solicitou ao Prefeito Municipal e a Secretária de Educação, que seja mantido o transporte gratuito para cidade de Dourados aos Estudantes de cursos técnicos e aos Universitários de Rio Brilhante.

Justificando a proposição, a parlamentar cita que, os cursos técnicos e superiores são oportunidades valiosas para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho ou para quem deseja mudar de ramo ou se qualificar, além de oferecer ao

Os universitários e estudantes de cursos técnicos precisam de transporte gratuito para se deslocar até Dourados e lá seguirem seus estudos, na construção de um amanhã mais digno. Na verdade, a gratuidade também é importante para os pais, avós, ou responsáveis pelos estudantes, tendo em vista que se o transporte passar a ser cobrado atingirá a economia familiar, afinal, se já é difícil pagar mensalidade, material e alimentação, imagine mais o custo do transporte nesse orçamento familiar, o resultado, infelizmente, pode ser a desistência forçada de muitos estudantes, como aconteceu no passado.

Até o ano de 2016, Rio Brilhante contava com o transporte gratuito que atendia 1.074 alunos, contribuindo diretamente para a formação de jovens e adultos, e conseqüentemente para um mercado de trabalho promissor do município. Importante destacar que em uma das cartilhas entregues durante a campanha eleitoral 2016, o então candidato a prefeito Donato Lopes prometia que o transporte continuaria gratuito.

Relação de Contratados

Na segunda proposição a nobre Vereadora Wandressa, contando com apoio dos parlamentares, Furlan, Juraci, Adailton, Serginho Rigo e João Pedro, em forma de Requerimento aprovado pelos pares desta Casa de Leis, solicita ao Executivo Municipal, que seja encaminhado a esta Casa de Leis uma relação de nomes de todos os contratados, discriminando nome, cargo ocupado e função que está exercendo por secretaria, incluindo as equipes dos ESF´s. Relação de todos os prestadores de serviço com nome e valores pagos nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2017.

Visando esclarecer a população que procura seus representantes nesta Casa de Leis para saber os reais motivos pelos quais muitos dos concursados ainda não foram nomeados, além de buscar respostas do porquê, determinada pessoa está ocupando um cargo que não é de origem, sendo que há um concursado aguardando esta vaga, além do mais  o atual prefeito, afirmou em seu discurso de posse e também no rádio, que não contrataria ninguém em 100 dias.

Tais questionamentos também se fazem quanto às equipes das Estratégias de Saúde da Família, havendo denúncias de que profissionais estariam em outras áreas de ocupação, mas em seus contratos não constam tal mudança de setor. “Para deixar ainda mais transparente não pairando dúvidas quanto aos gastos do Executivo solicitamos as relações de todos os prestadores de serviço, nome e valores de Janeiro e Fevereiro de 2017,” concluiu Wandressa Barbosa.

Cursos Profissionalizantes

Através da Indicação de nº 47/2017 a Vereadora Wandressa Barbosa – PSB, sugeriu ao Chefe do Poder Executivo, a elaboração de convênios com órgãos competentes para a realização de Cursos Profissionalizantes gratuitos na área de mecânica de carro, moto e Máquinas pesadas (colheitadeira, trator e outros).

De acordo com Wandressa, os cursos profissionalizantes são oportunidades valiosas para o jovem ingressar no mercado de trabalho ou para quem deseja mudar de ramo ou se qualificar, melhorando assim sua renda.

Todavia, muitos desses jovens e profissionais não possuem condições financeiras para arcar com o pagamento de mensalidades de cursos e, na maioria das vezes, é preciso se deslocar até a cidade de Dourados para se qualificar, considerando que não há muitas opções de cursos em nosso município.

A Vereadora ressalta ainda que, ”o curso de mecânica de carro/moto/máquinas pesadas, foram pedidos por diversos moradores de Rio Brilhante e como sabemos, é um campo de atuação crescente, tendo em vista a quantidade de carros e motos que temos em nosso trânsito e as usinas e fazendas que necessitam de mão de obra qualificada para o conserto de máquinas pesadas,” finalizou Wandressa.

Assessoria de Comunicação da Câmara Muncipal/Oséias Pereira