Nô sugere orientação de trânsito para alunos da rede municipal

Ao prefeito municipal e à secretária municipal de Educação o vereador José Maria Caetano de Sousa (Nô) –DEM, solicitou estudo da possibilidade de aplicação de orientação de educação no trânsito nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A indicação apresentada com anteprojeto em anexo, tem como objetivo maior a aplicação de orientação de educação no trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, 40 mil pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante por ano. O Brasil é o 5° país que mais tem mortes no trânsito. Estes dados são assustadores e, infelizmente, o tema trânsito ainda é pouco explorado no cotidiano pedagógico das escolas brasileiras.
A educação para o trânsito deve acontecer em um processo contínuo na construção de valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e solidariedade e enfatizar também o exercício da cidadania consciente pelos alunos desde cedo.

Seu estudo dentro das escolas é importante e deveria estar incluído às matérias curriculares, pois está vinculado às questões sociais, à construção da cidadania, envolvendo diferentes aspectos da convivência coletiva. Além disso, ela também auxilia na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas nas vias públicas, tanto na condição de pedestre como na de passageiro. O grande desafio dos professores é educar por meio de exemplos concretos, contextualizando a situação para os alunos, e isso deve ser feito em todas as etapas da vida acadêmica.

“Esta proposta tem como finalidade primordial de educar nossos alunos no transito da cidade, mostrando o comportamento no trânsito e como cada um pode melhorar, podendo ser feito convênios com entidades públicas e privadas, onde atividades dentro e fora da escola poderiam ser realizadas”, ressaltou o vereador Nô.

Assessoria de comunicação -CMRB