Nô requer exame de zika vírus na rede municipal de saúde

O vereador José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM), apresentou indicação ao Prefeito Municipal e à Secretária de Saúde, solicitando que se disponibilize teste para detecção do zika vírus no exame pré-natal em toda rede municipal de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul confirmou 67 casos de zika vírus em 2016, sendo o primeiro boletim epidemiológico da doença foi divulgado no mês março. Campo Grande tem o maior número de confirmações, 54, Paranaíba tem 5 casos e Anastácio, 3. Aquidauana, Corumbá, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas têm 1 caso cada. Nos três meses de 2016, foram notificados 1.142 casos de zika vírus. Desses, 985 foram considerados suspeitos e 90 foram descartados.
O zika vírus está assustando todo o país, principalmente as gestantes. Fazer o pré- natal é fundamental para que as mães saibam ainda durante o período da gravidez se o bebê tem ou não suspeitas de microcefalia. Na rede pública de saúde, as grávidas só fazem o exame de imagem no primeiro trimestre, quando ainda não é possível identificar se o bebê tem ou não a doença.

“Pensando nisso, solicito a inclusão do teste do zika vírus no exame pré-natal em toda rede municipal de saúde, bem como esclarecimentos em relação ao vírus na gestação, para evitarmos ao máximo que as pessoas de nosso município tenham que passar por tão dolorosa situação”, enfatizou Nô.

Escolinhas de esportes para Rio Brilhante

Também de autoria do vereador Nô, foi aprovada indicação ao Prefeito Municipal e ao Diretor Presidente da FUNCERB, sugerindo a criação de escolinhas esportivas de Futsal, Basquetebol e Handebol no município de Rio Brilhante.

“É importante salientar que o esporte é uma grande aliado para manter a sanidade mental e física de nossas crianças, adolescente jovens, deixando-os longe de drogas e outros meios de delinquência”, explicou Nô, dizendo ainda que é um dos papéis fundamentais do Poder Público Municipal cuidar do futuro das crianças do município, oferecendo opções de cultura e esporte como forma de preencher os dias desses pequenos munícipes de forma saudável.

Desapropriação de área para casas populares

Ainda de autoria do vereador Nô, a indicação que sugere ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, o estudo da possibilidade de implantar na Superintendência de Habitação do município, a condição de desapropriar área para construção de casas populares para atender a população de baixa renda de forma acessível, foi aprovada em plenário.

A intenção do vereador é que a secretaria responsável estude um meio para que, de forma legal, possa conseguir mais áreas para serem revertidas em residências para os munícipes que não tem condições de adquirir ou construir sua casa.