Nô propõe aquisição de área para polo industrial visando a Rota Bioceânica

De iniciativa do vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM) proposição ao prefeito municipal, ao secretário de Infraestutura e ao secretário de Desenvolvimento sugerindo estudo da possibilidade de aquisição de área às margens da BR-163 no município de Rio Brilhante, com finalidade de instalação de indústrias, visando a Rota Biocânica que atravessa 4 países sul-americanos.

A chamada Rota Bioceânica pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, cruzando Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Oficialmente chamada de Rota de Integração Latino Americana (RILA), trata-se de um corredor rodoviário com previsão de ter quase 2.500 quilômetros. O projeto começou no ano 2000. O traçado planejado para a Rota Bioceânica vai de Santos (SP) a Antofagasta (Chile), com a previsão de inclusão de outros três portos chilenos. No Brasil, a rota passa também por Porto Murtinho (MS), cidade fronteiriça às margens do Rio Paraguai, com acesso fluvial até a bacia do Rio da Prata. A expectativa é que o acesso ao Oceano Pacífico reduza custos na exportação de produtos brasileiros para a América do Norte e a Ásia, principalmente. Além disso, o projeto pode proporcionar intercâmbio turístico, cultural e acadêmico entre os países envolvidos.

“O município de Rio Brilhante possui aproximadamente 40 mil habitantes, onde ainda a agropecuária é predominante na economia do local, e visando outras formas de fomentar o comercio e a geração de empregos na cidade, sugiro a aquisição de uma área às margens da BR-163 no município, visando a rota bioecânica. A população de Rio Brilhante necessita de um comercio ativo, com geração de emprego e renda para os moradores, uma vez que o município ainda é carente neste sentido e a aquisição dessa área as margens da BR-163, seria de extrema importância, pois visa a industrialização e o desenvolvimento para o município”.