Nô pede implantação do Colégio Militar em Rio Brilhante

O Presidente desta Casa de Leis, vereador José Maria Caetano de Sousa (Nô) – DEM, solicitou na última sessão ordinária deste primeiro semestre, ao Comandante do Exército, General de Exército do Mato Grosso do Sul, aos Senadores Pedro Chaves e Simone Tebet, ao Deputado Federal Geraldo Resende, aos Deputados Estaduais Zé Teixeira e Professor Rinaldo, ao Governador do Estado Reinaldo Azambuja, à Secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta, ao Prefeito Municipal Donato Lopes da Silva, e a Secretária Municipal de Educação Magali de Araujo Lima, a realização de estudo da possibilidade de parceria entre Exército Brasileiro, Executivo Estadual e Municipal, bem como parlamentares, para implantação do Colégio Militar em Rio Brilhante.

A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, ao longo dos seus 37 anos de existência, tem prestado relevantes serviços ao povo sul mato grossense, seja nos grandes centros urbanos ou nos mais longínquos.

Hoje, a Polícia Militar é o órgão constitucionalmente encarregado das missões de preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, cujo território possui uma área de 358.158,7 km², com uma população atualmente estimada em 2.000.000 de habitantes, e uma faixa de fronteira com 1.517 km de extensão, sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia, além das Unidades Administrativas, Financeiras, de Logística e de Ensino. Estas últimas empreendem a credibilidade da corporação, ministrando ensino, proporcionando a formação integral do aluno e despertando-lhe desejo pela carreira militar, através da preparação de um perfil sócio-educacional tendente a conduzi-lo para tal, presentes hoje apenas na capital sul mato grossense.

Escolas como essas são referência em outras cidades devido à disciplina, a persistência e formação rigorosa, aliadas à ética e moral, que são predicados do ensino militar, consolidando os objetivos almejados para esses estudantes.

“Ademais, além das vantagens inerentes à escola, a mesma serviria também para fortalecer a integração da Polícia Militar com os mais diversos seguimentos da sociedade. E mais, o colégio irá oportunizar aos jovens um ambiente de formação diferenciada com disciplinas voltadas aos valores morais e comportamentais”, finalizou o vereador.

Praça de Prudêncio Thomaz

Também de autoria do vereador Nô, foi aprovada indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, solicitando a colocação de placa com a nomeação de “Salin Elias” na praça de Prudêncio Thomaz.

Dada a importância que Salin Elias teve enquanto cidadão e político rio brilhantense, o mesmo recebeu como homenagem, seu nome a uma praça no distrito de Prudêncio Thomaz. Para tornar notório, é necessário que se faça uma placa com a citada homenagem”, .

Medicamentos em casa

Outra proposição da mesma autoria que também recebeu aprovação na última sessão ordinária, indicou ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde que, através desta secretaria, os remédios de uso contínuo que forem prescritos em tratamento às pessoas usuárias do SUS idosas e com deficiência ou ainda com mobilidade reduzida, portadoras de doenças crônicas e portadores de necessidades especiais sejam entregues diretamente em suas residências.

O principal benefício é a agilidade na entrega de medicamentos as pessoas que realmente necessitam, além de facilitar o controle por parte da Secretaria Municipal de Saúde através dos agentes de saúde, trazendo grandes benefícios para o município de Rio Brilhante, uma vez que a cidade tem um número considerável de pessoas que precisam de medicamentos e que não tem condições de consegui-los.

“Nossa cidade tem pessoas que utilizam remédios controlados e que algumas vezes não tem condições de se dirigir a um posto de saúde ou até mesmo a Secretaria Municipal de Saúde para conseguir os medicamentos. Com essa iniciativa estaremos garantindo maior qualidade de vida para essas pessoas”, encerrou o presidente.

Assessoria de comunicação – CMRB