Música, emoção e homenagens marcam Sessão Solene em homenagem aos professores

A versão em português da eterna canção “Ao Mestre com carinho” e o sucesso “O Caderno”, ganharam vozes e significados especiais na interpretação das meninas Nyna e Pâmela. Antes do início oficial da solenidade a Orquestra de viola “Violeiros da Alvorada”, juntos, emocionaram o público que lotou o plenário da Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (19). Destaque também para o Grupo Escoteiro “São Francisco de Assis”, que fizeram as entradas das bandeiras e participaram de entrega das honrarias.  A sessão Solene fez parte das comemorações do Dia do Professor, realizado pela Câmara Municipal em parceria com a Prefeitura Municipal.

O clima permaneceu. E foi assim, tomados pela emoção, que os professores receberam as boas vindas do presidente do Legislativo, vereador José Maria Caetano – Nô, que conduziu os trabalhos e saudou os convidados com um discurso em defesa da valorização do professor.

A Mesa de Honra da sessão solene foi formada pelo presidente Nô; secretária municipal de Educação Magali de Araújo Lima; pelos vereadores Adão Evandro P. Leite, Professor Mário Furlan, Tânia Mara Martins Cerveira de Castro, Juraci Aparecida de Souza Silva, além dos vereadores jovens; Victor Mateus, Maria Alice, Carla Rios e Adrian Romualdo. Prestigiaram a sessão, diretores, coordenadores, professores, alunos e população em geral.

Ao cumprimentar os presentes, os parlamentares e a secretária de educação do município, saudaram em especial às professoras e professores homenageados durante a sessão solene, destacando o bom trabalho realizado pelos docentes do município de Rio Brilhante.

Dando início as homenagens, o Centro Educacional Criança Esperança II recebeu da Câmara Municipal Moção de Aplauso, pela melhor classificação no IDEB, dentre todas as escolas municipais. O vereador Furlan autor da proposição, fez a entrega.

Na sequência, foi entregue o titulo “Emérito Professor” às professoras aposentadas em 2017 pela rede municipal de ensino. As homenageadas ficaram bastante emocionadas. Ao lado de seus familiares e amigos, foram exibidos num telão, vídeos que lembraram suas trajetórias na área educacional do Município.

Receberam a honraria as professoras: Ana Lúcia Gonzaga Pereira dos Santos; Claudete Moreira Lopes da Paixão; Elizete Maria da Silva; Fátima Valdez Pavão Bortolin; Regina Maria Antoniazzi; Rosimari de Lima Flores e Roseneide Aparecida Furlan.

Com atuação destacada na rede municipal de ensino, foram homenageadas com o Troféu “Professor Destaque”, Ângela Pedrina da Silva (Centro de Educação Infantil Abigail Martins Fagundes da Motta); Denilson Alher (Escola Municipal Sidney Coelho Nogueira); Eliane Chimenes Valensuelos de Oliveira (Centro de Educação Infantil Noêmia Corrêa Barbosa); Eliete Marques da Silva Walteman (Centro Educacional Municipal Criança Esperança V); Franciele Muniz Pereira (Escola Branca de Neve); Jane Sueli Rosa Lima (Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV); Joice Ortiz Bortolon (Centro de Educação Infantil Sônia Borges Silveira); Luana Paula Rodrigues Santos Casal (Centro de Educação Infantil Ana Peres da Silva); Marlene Simão (Centro de Educação Infantil Vera Lina Barbosa Ceolin); Maria Inês Barbosa Aníbal (Centro de Educação Infantil Prefeito Iliê Vidal); Olgair de Jesus Barbosa (Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa) Paulo Eduardo dos Santos Moraes (Centro Educacional Municipal Criança Esperança I) Rosália dos Santos Almeida (Escola Municipal Rio Brilhante); Rosana dos Santos (Escola Municipal São Judas); Roseli Cristina de Castro Custódio (Centro Educacional Municipal Criança Esperança III); Sandra Janete Smaniotto Gasparelli (Escola Municipal Sírio Borges); Sandra Maria Pissolato Chaves (Escola Estadual Profª Lígia Terezinha Martins); Solange Ferreira Alegre (Centro de Educação Infantil Elisa Nantes Flores).

Ainda na lista, Suzana Marques de Oliveira Ortega (Centro Educacional Municipal Criança Esperança II); Valdecir Morais (Escola Municipal Euclides da Cunha); Valdemir Contiero (Colégio Objetivo); Valdenice de Rezende da Silva Antigo (Escola Estadual Etalívio Pereira Martins) e Viviane da Silva Barbosa Cesário (Centro de Educação Infantil Professor Vergílio Lescano).

Ao finalizar a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nô parabenizou todos os professores homenageados e agradeceu a presença todos na plateia, e ressaltou que a homenagem, além de resgatar as memórias se transforma num momento de reflexão sobre a educação. “É emocionante ver a retrospectiva de vida das homenageadas porque a gente vê nossa vida também”.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira (fotos Maikon Junior)

Abaixo galeria de fotos: