Marlão busca recursos para aquisição de Raio X móvel

O vereador Marlos Augusto Joris (PR) teve aprovado requerimento onde solicita ao deputado estadual Paulo Correa a viabilização de emenda parlamentar no valor de R$150 mil, para aquisição de um aparelho de raio-x móvel para atender as necessidades da média e alta complexidade da sede do município de Rio Brilhante, Distrito de Prudêncio Thomaz e assentamentos.

O objetivo do requerimento vem de encontro as necessidades do setor de saúde pública, e que se atendido, atenderá a demanda de pacientes que assim necessitam, desafogando o atendimento do único aparelho de Raio-X do município, instalado no Hospital local.

“Atendendo sugestão da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Brilhante, valemo-nos deste requerimento para solicitar que o nobre deputado envide esforços no sentido de destinar o valor citado para a aquisição do aparelho, extremamente necessário para o atendimento de nossos munícipes, e que beneficiará diretamente toda a população do município, Estratégias de Saúde da Família, inclusive o distrito de Prudêncio Thomaz e assentamentos”, explicou o vereador.

De acordo com as informações da Secretaria de Saúde, a aquisição do referido aparelho vem para atender toda a população do Município de Rio Brilhante que de acordo com o Censo/IBGE, é estimada em 36.144 habitantes e 09 assentamentos.

A disponibilização de um aparelho de Raio-X será uma ferramenta de grande importância para os procedimentos realizados na Unidade de Saúde. O equipamento serve para fazer uma avaliação de órgãos e estruturas internas, como o pulmão e coluna. Também auxilia na avaliação de fraturas, doenças ósseas, entre outros. O aparelho de raio x móvel tem como função facilitar o transporte do exame até o paciente, o equipamento através de sua leveza e compatibilidade é facilmente transportado até o paciente até o seu leito ou local de exame.

“Sendo este um pedido que trará grandes benefícios à nossa população,  peço o apoio dos nobres colegas vereadores na aprovação desta matéria e o comprometimento do nobre deputado para a viabilização do mesmo”, encerrou Marlão.

Assessoria de comunicação – CMRB