Hospital deverá receber auxilio de R$30 mil mensais da Câmara, por indicação...

Hospital deverá receber auxilio de R$30 mil mensais da Câmara, por indicação de Totinha

Um repasse mensal no valor de R$30 mil pela Câmara Municipal de Rio Brilhante foi sugerido pelo vereador Dejair Gomes – Totinha (PT) ao Presidente do Legislativo beneficiando o Hospital e Maternidade Associação Beneficente de Rio Brilhante.

Todos sabem das dificuldades que o Hospital local vem enfrentando. Independente das causas a situação está difícil e é de extrema importância unir os poderes, a sociedade civil, deixar as rivalidades políticas de lado e realmente fazer alguma ação concreta para ajudar o Hospital a minimizar os problemas financeiros a fim de que possa continuar atendendo bem a população.

“Com este entendimento solicitei ao Presidente Serginho que das economias da Câmara, este valor seja destinado ao nosso hospital”, disse Totinha.

Programa emergencial de combate à Dengue

Em outra proposição, esta endereçada ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde o vereador Totinha indicou que seja instituído um programa em caráter emergencial de efetivo combate a dengue e ao mosquito transmissor. A proposta sugere que cada casa inspecionada pela vigilância sanitária receba um selo nas cores verde, amarela e vermelha: verde indicando que o imóvel não possui foco do mosquito, amarela que pode ter algum criatório e vermelha quando alguma larva é encontrada.

A classificação deve ser feita pelos agentes da vigilância que passam a trabalhar em conjunto com a sociedade para realizar a inspeção e colocação dos selos. A disputa saudável mobiliza os moradores, já que ninguém quer ser classificado com selo vermelho.

Com esse Programa o município de Água Branca no Piauí, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência no combate ao mosquito Aedes aegypti. A cidade apresentou somente cinco casos de dengue no ano passo e nenhuma suspeita este ano. Um projeto realizado por agentes de saúde e de endemias do município vem ajudando a mapear onde existem ou não focos do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika.