Frei Érico recebe Título de Cidadão Rio-brilhantense

100_4409Por iniciativa da vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB), oficializado por Decreto legislativo assinado pelo Presidente Sergio Rigo, a Câmara Municipal outorgou ao Frei Érico Renz o Título de Cidadão Rio-brilhantense. A entrega aconteceu na sessão do último dia 16 com a presença de um grande número de membros da comunidade católica e amigos do Frei.

A vereadora Belinha, que apresentou a proposição do título no final do ano passado, disse ver na pessoa do frei Érico “aquele que usa de seu trabalho e da grande missão de sacerdote, o meio de servir socialmente a nossa comunidade. Ao lado da oração está a ação”.

Frei Érico usou a tribuna para agradecer à Câmara pelo título, que é o quarto a ser conferido a ele.  Contou que ao receber esse título voltam as lembranças de vida. As dificuldades na Alemanha, a guerra, a pobreza enfrentadas foram sendo superadas com muito esforço. “O que faltou na minha infância e juventude, recebi aqui no Brasil e o que me sustenta é a oração de cada dia”. Lembrou que os trabalhos que conseguiu realizar aqui em Rio Brilhante foram todos apoiados pelos seus amigos alemães.

O presidente Serginho disse que “esta Casa de Leis rende esta merecida homenagem ao Frei Érico reconhecendo o seu trabalho em prol da sociedade rio-brilhantense”.

As obras do Frei em nossa comunidade

Georg Josef Renz, nasceu em Saulgau, Alemanha, no dia 23 de dezembro de 1937.

Concluiu seus estudos ginasiais em 1958, iniciando o seu maior desejo “ser um sacerdote e franciscano”. Sacerdote que pudesse orientar e conduzir o seu rebanho.

Em 1959, entrou para a Ordem Franciscana de Fulda (Alemanha), onde estudou Filosofia e Teologia, ordenado em 1964, recebendo, então, o nome de Érico Renz, seguindo daí sua missão de orientador e bom pastor. Em 1971, deixou sua terra natal vindo a morar no Brasil.

Em 07 de janeiro de 1999 foi transferido para a cidade de Rio Brilhante e aqui encontra-se até hoje.

Implantou em nosso município vários projetos, dentre eles:

– No Assentamento Fortuna I e II: construção de um centro comunitário, doação de 300 toneladas de calcário e projeto de criação de frango caipira a 15 famílias.

– Assentamento Taquara: implantação de 01 fábrica de farinha, 390 toneladas de calcário, sementes e adubo a 21 famílias.

– Assentamento São Judas: cessão de 01 trator, 02 grades aradoras e niveladora.

– Assentamento Margarida Alves: 100 caixas para produção de mel, equipamentos para armazenagem e coleta, atendendo Assentamento Margarida Alves, Bonsucesso e Fortaleza.

– Na sede do município para a APIRB (Associação dos Apicultores de Rio Brilhante), 01 veículo pick-up Pampa, 01 caminhão furgão, 270 caixas para a produção de mel, máquina e equipamentos para a manipulação do mel.

– Construção da Capela São Paulo Apóstolo no bairro Benedito Rondon, outros recursos recebidos da Alemanha em dinheiro,

Todos esses benefícios foram conseguidos com a ajuda de irmãos trabalhadores alemães através da pessoa do Frei Érico.

Mesmo antes de tornar-se pároco em Rio Brilhante Frei Érico, há mais de quarenta anos esteve aqui ajudando o Frei Everaldo Kremper, com doações da Alemanha, na construção da Igreja Matriz.

Recebeu, em agosto de 2004, a comenda “Cruz da Ordem de Mérito” que é concedida pelo governo alemão as pessoas que representam a Alemanha e que se destacam pela realização de ações sociais junto às comunidades em que atuam.

Também junto aos amigos da Alemanha levantou recursos financeiros e custeou a viagem de dezessete jovens de nossa cidade para participarem da Segunda Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu na Alemanha no ano de 2005.

Na comunidade do Bairro Benedito Rondon foi construído um centro social com 500 metros quadrados que dá assistência em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante a aproximadamente 120 crianças e jovens, como reforço escolar, artesanato, aulas de catequese, aulas de música e outras atividades.

Dentro do Centro Social Santa Izabel formou-se a Orquestra Santa Izabel, composta atualmente por vinte e três membros, com idade de oito à vinte e dois anos que realiza a formação musical dessas crianças e jovens, e oferece a todos de Rio Brilhante e de outros locais, belas apresentações.

Hoje, Frei Érico, não é mais o pároco, mas continua padre da paróquia Divino Espírito Santo, porém persiste a realizar as ações sociais que lhe animam e fortalece, agindo conforme a palavra de Deus.

Esta Casa de Leis rende pois, as merecidas homenagens a esta ilustre personalidade, Frei Érico Renz, reconhecendo o seu trabalho em prol da sociedade rio-brilhantense, concedendo o Título de Cidadão Rio-brilhantense.