Em sessão remota, vereadores votam importantes proposições em benefício de Rio Brilhante

Em sessão remota, vereadores votam importantes proposições em benefício de Rio Brilhante

A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou na tarde de segunda-feira, 21, mais uma sessão ordinária de forma remota. Visando dar transparência aos trabalhos legislativos, as sessões têm sido transmitidas ao vivo pela TV Câmara via internet, no facebook e site oficial do Poder Legislativo.
Na tarde de ontem, vereadores aprovaram projetos, requerimentos e indicações atendendo diversos setores da cidade. Também foi aprovada uma moção de pesar.

Projetos aprovados em primeira votação: PL nº4/2021 da vereadora Rose Giuliani que dispõe sobre a proibição de soltura de fogos de artifício com estampido no município de Rio Brilhante – MS; PL nº11/2021 (LDO) do Executivo Municipal sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022, e dá outras providências e PL nº18/2021 do Executivo que dispõe sobre a descaracterização do lote nº 01, da quadra nº 405, do Loteamento Rio Belo.

Proposições dos vereadores

VEREADORA WANDRESSA BARBOSA – PSB

Requerimento nº 78 ao prefeito e ao procurador jurídico, solicitando as seguintes informações: quantos imóveis estão alugados pelo município de Rio Brilhante; qual a finalidade da locação e o envio de cópia de todos os contratos referentes as locações de imóveis.
Requerimento nº86 ao prefeito e ao secretário de Infraestrutura solicitando as seguintes informações: em relação à execução da obra do transbordo de resíduos sólidos, indaga se a obra já está em execução; em caso negativo, qual a previsão de início e o envio de cópia de todos os documentos relativos (projetos, licitações). Para conhecimento.

VEREADOR AZER FILHO – MDB

Requerimento nº88 à juíza diretora do Fórum de Rio Brilhante levando ao conhecimento a insatisfação, de forma institucional, diante das reclamações recebidas pelo atendimento do responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Registro Civil de Rio e solicitando que sejam averiguadas e sanadas, inclusive com a substituição do responsável, caso assim entenda necessário.
Justificativa: É de conhecimento deste vereador que o atendimento despendido pelo oficial do Registro de Imóveis desta cidade não está a contento, pois, embora esteja presente quase que todos os dias na parte da manhã, seus atendimentos e métodos têm sido insuficiente. O Cartório Extrajudicial desempenha um importante papel conferindo segurança jurídica a muitos negócios da sociedade em geral e o que se espera é um bom atendimento, cordial e eficiente e na medida do possível ágil, tudo como determina a Lei Federal n. 8.935/94. Mas não é isso que se tem ouvido quando se fala do Sr. Tae Sang Lee, oficial interino do cartório. Desde quando assumiu cria procedimentos um tanto confusos, exige requerimentos com reconhecimento de firma desnecessários, procedimento que no cartório de Nova Alvorada do Sul-MS, onde também é responsável não atribui à mesma exigência, tais como baixas de averbações, coloca em dúvida documentos gerados por grandes bancos, e depois de uma maçante discussão acaba aceitando, ou exige uma alteração nada substancial. Tivemos conhecimento ainda de situações da não aceitação de arquivos digitais, encaminhados por outras entidades, e também não sabe explicar aos seus “clientes” a forma que ele acredita ser a certa. Além de exigir os reconhecimentos de firmas dos requerentes que fazem pessoalmente os pedidos, e acabam tendo que ir até o outro cartório para reconhecer firma de documentos assinados presencialmente perante o Cartório do 1º Ofício, criando assim custos desnecessários, e deslocamentos. Documentos simples que podem ser resolvidos na mesma hora se forem solicitados em determinada hora do dia, só será resolvida no outro dia com a presença deste oficial.
Esta casa está de portas abertas para atender todas as reivindicações, e também para apoiar as entidades, e o próprio Poder Judiciário motivo pelo qual é necessário este requerimento para que seja levada a insatisfação de forma institucional, diante das reclamações recebidas.

VEREADORA ROSE GIULIANI – PSD

Requerimento nº91 ao governador do estado e ao secretário de estado de Saúde solicitando aumento do recurso estadual – SUS, repassado para a Associação Beneficente de Rio Brilhante (hospital e maternidade)

VEREADOR SÉRGIO SILVA – PSDB

Requerimento nº92 ao prefeito e ao secretário de Saúde solicitando os saldos de todas as contas bancárias da Secretaria de Saúde, referente ao dia 1º de janeiro de 2021. Para conhecimento.

VEREADOR ADÃO EVANDRO– DEM

Indicação nº22 ao prefeito e ao diretor-presidente da Funcerb sugerindo instalação de refletores para iluminação na quadra de areia de futebol e voleibol do Complexo Esportivo Félix Arévalo.
Justificativa: Os moradores e visitantes não podem utilizar a quadra para a prática esportiva no período noturno por não haver iluminação. E, segundo os moradores daquela localidade, a maioria dos usuários trabalha durante o dia, por isso, só podem desfrutar do horário noturno para o lazer. Com as referidas melhorias, aquele complexo esportivo também poderá sediar jogos de nossos campeonatos no período noturno.

VEREADOR RODRIGO LABOISSIER – PSDB

Indicação nº166 ao prefeito e ao secretário de Saúde sugerindo o funcionamento da farmácia do posto central com regime de 24 horas.
Justificativa: O objetivo é a humanização de atendimento e para melhorar a necessidade da população que procura o hospital no período das 22h as 6h, não os deixando desamparados nesse momento, pois sabemos que a farmácia do hospital é apenas para medicação interna.

Indicação nº170 ao prefeito e aos secretários de Desenvolvimento e de Infraestrutura sugerindo colocação de lixeiras seletiva/reciclável nos espaços públicos e em especial, na extensão da ciclovia “Ivone Chinelli” localizada na saída para Maracaju.
Justificativa: Para um correto acondicionamento de resíduos recicláveis diminuindo os lixos jogados na cidade e em especial na extensão da ciclovia, pois é notório a ausência das lixeiras naquele espaço, sendo assim, o lixo acaba sendo descartado nas margens da pista. A matéria sugerida, vem ao encontro com o que a população nos cobra.

VEREADOR NÔ – DEM

Indicação nº214 ao prefeito e ao secretário de Saúde sugerindo estudo da possibilidade de desenvolver um aplicativo de celulares para agendamentos na secretaria de Saúde
Justificativa: Rio Brilhante atende uma grande demanda de pacientes em toda saúde pública. Nesse sentido, sugerimos a criação do aplicativo para agendamentos de consultas e exames, para diminuir as filas existentes e dar agilidade em toda secretaria, uma vez que o atendimento ao público iria diminuir consideravelmente, e assim sobraria tempo para os servidores desenvolverem seus trabalhos de uma melhor forma. Outro ponto a ser lembrado é a pandemia, sendo que o aplicativo ajudaria de forma significativa, não havendo necessidade de ir até o local, aumentando a segurança e o distanciamento.

VEREADOR VENIZELOS PAPACOSTA NETO – PSL

Indicação nº 219 ao prefeito, ao secretário de Desenvolvimento e ao secretário de Educação sugerindo que a moeda social “Brilhantinho” do Recicla Brilhante seja ampliado a todas as feiras e feirantes do município.
Justificativa: O projeto Recicla Brilhante tem como público-alvo as crianças e visa promover a educação ambiental sobre os resíduos sólidos, incentivando o empreendedorismo e valorizando a agricultura familiar através do resgate cultural com os produtos comercializados na feira. A moeda social “Brilhantinho” poderia ser trocada por produtos somente na Feira da Agricultura Familiar, no Bairro Nova Rio Brilhante. Com isso, pedimos que seja estendido a todas as feiras e feirantes para que o maior número de produtores sejam beneficiados pelo programa.

MOÇÃO DE PESAR aos familiares de Adriano Cezar Pereira Lima, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 10 de junho de 2021.
Justificativa: Adriano Taxista, como era conhecido, nasceu no dia 26 de maio de 1972 em Osvaldo Cruz – SP. Filho de Iria e Geraldo, caçula de 6 irmãos. Ainda naquela cidade com quase 5 anos perdeu sua mãe. Esse duro golpe do destino transformou sua vida e de seus irmãos. Seu pai casou-se novamente, e desse novo relacionamento vieram mais dois irmãos. Com muita dificuldade de arrumar trabalho seu pai recebeu uma proposta vindo trabalhar em Campo Grande-MS. Depois de idas e vindas morando com irmãos mais velhos e com a avó paterna, Adriano foi morar com o pai e sua nova família em Naviraí-MS. Lá já um adolescente, começou a trabalhar vendendo picolés e ajudava o pai no trabalho realizando plantões na empresa funerária, ficando lá por dois anos até se mudarem para Rio Brilhante. Ninguém imaginava que aqui na pequena cativante seria o início de uma vida tão diferente daquela que vivia. Em 1987 começou a trabalhar com entrega de gás e ainda dava uma força para o pai. O tempo foi passando e arrumou trabalho no guichê de uma empresa de ônibus, vendia passagens e até como cobrador, às vezes tinha que ir nas viagems, onde conheceu sua primeira esposa e desse relacionamento nasceu seu primogênito Renato. Com o crescimento da cidade viu a oportunidade de crescer junto, assim veio a chance de trabalhar como taxista. Abraçando a oportunidade com unhas e dentes, conquistou a casa própria e com muito trabalho no guichê e no táxi, optou por ficar somente no táxi. Empenhado desde sempre em dar o melhor pra sua família, no entanto a relação entre o casal já não era a mesma e houve a separação. Renato ficou com o pai que se desdobrava para estar presente em tudo. E como a vida não pode parar, passado um tempo, conheceu seu verdadeiro amor, o amor ao Senhor Jesus Cristo, onde se entregou de corpo e alma a essa nova vida, a qual ele lutou com honra até o fim de seus dias com sua nova esposa Giane, com quem construiu uma nova família, nascendo suas duas jóias, Natália e Lívia. Renato iniciou sua família também, o pai orgulhoso sempre o apoiando. Clientes do taxi viraram amigos, resolveu até ser sócio em uma loja de tintas, sempre com pontos de vista fortes, rígido e com justiça tentava se enquadrar aquela nova fase, persistindo com fé e com sabedoria construiu um nome, uma história, um legado, e esteve à frente de cargos e do louvor na Igreja Batista. Realizou seu sonho de apresentar um programa evangélico “Espaço Gospel” na rádio Kativa FM todos os sábados à tarde juntamente com outros irmãos de igreja onde falava do amor de Deus aos ouvintes. Sempre tentando cobrar e questionar o porquê de muitas situações em que o povo saía prejudicado, fazia seus vídeos polêmicos, e postagens na mídia defendendo seu ponto de vista e do próximo. Amado por muitos e nem tanto por outros. Foi traçando sua metodologia de justiça e coerência. Nasceu a oportunidade de entrar na política sendo candidato a vereador nas eleições de 2020 pelo partido PSL, não se elegeu, mas obteve 244 votos. A vida seguia, com perdas e conquistas, mas o seu indiscutível amor por Deus, esposa, filhos, netos, estava acima de qualquer coisa. À sua família e amigos deixou um grande legado: o amor entre os familiares e amigos, o trabalho digno, a honestidade, a justiça e o patriotismo.

VEREADOR JUAREZ ROZA – MDB

Indicação nº 215 ao prefeito, ao secretário de Desenvolvimento e ao secretário de Infraestrutura sugerindo a instalação de um mercado público municipal para atender o pequeno produtor rural nas proximidades da Avenida Augusto Lopes da Silva, no Bairro Nova Rio Brilhante.
Justificativa: O empreendimento visa criar canais próprios de comercialização da produção oriunda do município e região, estimulando a produção de hortifrutigranjeiros, bem como todos os produtos provenientes do setor primário, fortalecer o espírito cooperativo e associativo entre os produtores rurais, criar canais próprios de comercialização e propiciar aos usuários vendedores, maiores ganhos por quantidade vendida. Oferecer muitos itens ao pequeno produtor rural sendo inovador, além de reunir todos os serviços cooperativos ou individuais.

Assessoria de Comunicação – CMRB