Dia da Mulher – Vereadores homenageiam mulheres em Sessão Solene

O Plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante ficou lotado na sessão solene que comemorou o Dia Internacional da Mulher, como parte da programação da Semana da Mulher no Município, instituída pela Lei nº 1.233/2002

A solenidade aconteceu na noite de segunda-feira, 07, atendendo proposição das vereadoras Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB) e Juraci Aparecida S. Silva (PT),   aprovado por unanimidade em 22 de fevereiro de 2016, e deferido pela presidência da Casa.

O objetivo da sessão, segundo as vereadoras proponentes, é a reflexão sobre a violência, ganhos, perdas e evolução social da mulher no município, estado, país e no mundo e como forma de motivar, valorizar e enaltecer a mulher na nossa sociedade.

A abertura foi feita pelo Presidente Sergio Rigo (PT), que passou a condução dos trabalhos para a vereadora Belinha, secretariada pela vereadora Juraci.

Em seu discurso, Serginho destacou as qualidades femininas, principalmente a força para enfrentar um mundo de desigualdade e vencer pela dignidade, inteligência e pela palavra, por sua capacidade de se sobressair ao preconceito principalmente no campo profissional.

Na oportunidade Belinha falou sobre direitos e oportunidades iguais, da necessidade de proteção social e políticas que favoreçam às mulheres o acesso ao emprego. Também apresentou dados sobre a violência contra a mulher no município: em 2014 foram 314 casos de violência doméstica registradas, em 2015 até outubro, 238 casos sendo 2 qualificados como feminicídio.

DSC_0656

Após a leitura dos históricos das homenageadas, todos os vereadores se pronunciaram destacando o Dia da Mulher e oferecendo a cada uma, flores e uma placa comemorativa. O presidente Sergio Rigo e 1º secretário Gi também homenagearam as vereadoras Belinha e Juraci. Ao final, foi servido um coquetel.

A sessão foi abrilhantada com apresentação de vídeo destacando as homenageadas,   da Banda de Música Municipal Frei Eucário Schimitt e do cantor Ítalo Cássio,

Homenageadas

Este ano foram homenageadas  mulheres de todas as profissões e classes sociais, indicadas pelos  vereadores.

Catarina Jarcem Pereira – Comerciante (vereador Sergio); Vera Lúcia Schafer Tessaro – Comerciante (vereador Ademar); Maria Carmem M. Carlino – Funcionária Pública (vereadora Juraci);  Floripes Gomes Pedroso – Merendeira (vereador Totinha); Lurdes Marlene Weirich – Empresária (vereador zezinho); Eva da Silva – Zeladora de escola aposentada (vereador Gi); Maria Antonia Alves de Queiroz Ogaya – Professora (vereadora Belinha); Maria de Lourdes Cândido – Dona de casa (vereador Celio); Ana Bezerra Alves – Produtora rural (vereador Nô); Jaqueline Sofia Pich Medeiros – Empresária (vereador Jeto); Ivonete Pereira Borges – Enfermeira aposentada (vereador Iliê); Elvira Teixeira Marques – Motorista de ônibus (vereador João Pedro).