Desenvolvimento – Câmara promoveu audiência pública para debater passagem da Rota Bioceânica em Rio Brilhante

Atendendo proposição da vereadora Wandressa Barbosa (PSB) a Câmara Municipal realizou na manhã de quarta-feira, 17, audiência pública online com o tema “Rota Bioceânica – como Rio Brilhante pode ampliar o comércio, gerando novas fontes de renda”.

Como palestrantes, foram convidados Hugo Koji Suekane, secretário Municipal de Desenvolvimento; Rodrigo Jeferson Tambuch, presidente da Associação comercial e Industrial de Rio Brilhante – ACIRB e Robson Del Casale, chefe de gabinete da presidência da FIEMS, que participou por meio de vídeo-conferência.

Após a abertura, o presidente da Casa, vereador Juarez Roza, passou a condução dos trabalhos para a vereadora Wandressa. Ela esclareceu sobre a importância desta discussão inicial com a comunidade local.

“A implantação da rota ou corredor bioceânico tem o intuito de expandir a relação comercial do estado com países asiáticos e sul-americanos e deve fomentar, além da diversificação da pauta de exportações, a atração de indústrias e empresas para MS. Parte dessa rota passará pelo nosso município e futuramente, com o corredor há perspectivas de instalações de novos empreendimentos”, disse.

Como primeiro palestrante, o chefe de gabinete da Fiems destacou que para Rio Brilhante, “o novo corredor será estratégico para levar de forma mais barata para os mercados do Oriente os produtos da região, rica na produção de biocombustível, grãos e carne. Além disso, apesar de não estar entre as cidades por onde passará o Corredor Bioceânico, o município será uma importante rota para produtos do Sul do Estado e até de são Paulo, com a possibilidade de maior desenvolvimento do comércio local”, afirmou Robson.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento, Hugo Suekane, destacou as potencialidades do município e projetos futuros da administração municipal nesta perspectiva, como a adesão de Rio Brilhante no programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE no eixo “cidade agro”, abertura da Av. Lourival Barbosa à BR163, implantação do Mercadão municipal, atualização do Plano Diretor e da lei de incentivos (Proides) visando modernizá-la tornando-a mais atrativa para o investidor além da qualificação e capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho mais diversificado que deverá surgir.

“Queremos valorizar a rota bioceânica melhorando o comercio local, atraindo investidores e nos tornar competitivos para  exportar produtos de qualidade”.

Já o presidente da Acirb, destacou que a nova rota trará como impacto direto aumento do fluxo de caminhões, integração regional, atração de investimentos iniciando pela extensão rodoviária, atração de investimentos logísticos internacionais e como novas oportunidade desenvolvimento econômico logístico e turístico. Tudo isso vai promover um novo fluxo de comércio e investimentos e novas cadeias produtivas. “Temos que explorar ao máximo todas as oportunidades advindas com a passagem da rota em Rio Brilhante”.

Encerrando a audiência, após os questionamentos, a vereadora Wandressa agradeceu a participação e interação de todos e destacou que este é apenas o início de uma discussão. “É de suma importância realizar debates com profissionais da área de comércio e desenvolvimento para nos prepararmos para ampliação do comércio em nossa cidade e geração de novas fontes de renda, além de qualificação da mão de obra. Teremos uma grande oportunidade de crescimento para indústrias e comércio, e vislumbramos o desenvolvimento do nosso município com a passagem da rota bioceânica”, finalizou.

Participaram os vereadores Juarez Roza, Rosiane Giuliani, Venizelos Papacosta Neto, Azer Filho, Adão Evandro, José Maria –Nô, Rodrigo Laboissier, Carlos Segatto – Tucura e Olimar Gamarra. Presentes a vice-prefeita Juraci Aparecida S. Silva, Diorgenes Jr. Da Silva e Jonas Holanda do Sicredi, Leandro Aléssio, presidente do Sindicato Rural e Marystela Machado, da Funcerb.

A audiência completa está disponível no facebook da Câmara Municipal.