Denominação de C.E.I.s homenageiam Noemia Barbosa e Abigail da Motta

Aprovados por unanimidade os Projetos de Lei do Poder Executivo que criam e denominam dois Centros de Educação Infantil de Rio Brilhante.

As indicações dos nomes foram de iniciativa do vereador Jeto Marques, que sugeriu o nome de “Noemia Corrêa Barbosa” ao C.E.I. localizado próximo à rodoviária. Já o nome de “Professora Abigail Martins Fagundes da Motta” foi uma sugestão da vereadora Juraci A. S. Silva, ao C.E.I. localizado no Bairro Nova Rio Brilhante.

Considerando justo e oportuno, o Prefeito Sidney Foroni acatou a sugestão dos vereadores, elaborando e encaminhando os projetos para a Câmara Municipal.

As famílias das homenageadas participaram da sessão para acompanhar a votação e, na oportunidade, puderam assistir  vídeos que relembraram um pouco da vida de Dona Noemia e da Professora Abigail.

Falaram em nome dos familiares, Luis Carlos Tognetti e Neiva Barbosa Espíndola. Ambos agradeceram aos vereadores a lembrança destes nomes, em especial aos vereadores Jeto e Juraci, autores das matérias.

Conheça um pouco da história de cada uma das homenageadas.

Noemia Corrêa Barbosa

22 noemia

Justificativa do vereador Jeto:“Há muito tempo ouço falar que a Educação é a meio de realizar a transformação de um País, e esta transformação passa pelo professor em uma sala de aula. E aqui no nosso Município tivemos uma educadora que levava para sala de aula, não só o seu conhecimento e aprendizagem, mas o dia a dia, a família, experiência da vida, mas sempre com intuito de passar a aprendizagem, a transformação e formação de consciência.
Entretanto, apenas uma lutadora solitária não é suficiente para resgatar uma Educação de qualidade e merecedora da atenção de nossos dirigentes políticos, é preciso um exército composto por pessoas com dedicação e moral da Senhora Noemia Corrêa Barbosa. Esta professora teve sua trincheira sustentada não só com educadora,  comerciante e mãe de família mas sim pelas colunas da ética, dedicação e honestidade. Esse foi o seu legado deixado para sua família e seu Município.
Então eu vejo alguém que historicamente contribuiu com nosso Município, Motivo pela qual solicitamos esta homenagem a Noêmia Corrêa Barbosa, nascida em 19.12.1921, casou-se em 02.02.1943 com Eulipio da Silveira Barbosa e deste relacionamento teve 4 filhos: Carlos Noércio Barbosa, Neiva Barbosa Espíndola, Laércio Corrêa Barbosa e Nilva Barbosa Pael, vários netos e bisnetos. Iniciou sua carreira como professora em 1945 na Zona Rural especificamente na Fazenda Aldeia, depois veio lecionar na sede do Município nas Escolas Reunidas e no Grupo Escolar Francisco Cardoso até aposentar-se. Após sua aposentadoria ingressou o seu trabalho na rede hoteleira e foi proprietária e gerente do hotel Central.
Sendo assim, pedimos o apoio dos nobres colegas para aprovação da matéria e que nossa reivindicação seja acatada pelo Executivo Municipal”.

Abigail Martins Fagundes da Motta

Abigail

Justificativa da vereadora Juraci: “Estamos indicando o nome para ser dado ao novo Centro de Educação Infantil, temos observado o destaque que é dado a estas escolhas, sendo que os últimos nomes indicados têm sido muito bem aceitos pela comunidade, pois as pessoas que emprestaram seus nomes foram realmente importantes lideranças neste município.
Fomos procurados pela classe dos servidores da educação para que dentro das oportunidades que viessem a surgir, déssemos destaque aos saudosos colegas que além de  deixar seu grande legado de serviços prestados a  educação, foram também grandes colegas e defensores da classe.
Mesmo sabendo que o nome a ser indicado para educandário que esta prestes a ser construído, é função do Executivo Municipal, estamos levando esta indicação para lembrar desta, que para nós foi um grande destaque na educação de nosso município.
Trata – se de ABIGAIL MARTINS FAGUNDES DA MOTTA, nascida em 18 de Fevereiro de 1962, nesta cidade de Rio Brilhante-MS, filha do casal Plínio Fagundes e Juvelina Martins Fagundes, que desta união geraram ainda os seguintes filhos: Alan Martins Fagundes; Alceu Martins Fagundes; Auro Martins Fagundes; Denise Martins Fagundes Nantes; Jussara Martins Gabas; Tânea Martins Fagundes e Jane Martins Tognetti.
Abigail casou-se com Milton Clovis Guimarães da Motta, e teve uma Filha Carolina Martins da Motta. Formou-se em Pedagogia na FIFASUL, e tornou-se uma educadora apaixonada pela profissão. Exerceu primeiramente sua profissão na APAE, durante 08 anos, onde ajudou na alfabetização de crianças excepcionais. Após passar no Concurso Publico para professora, veio a trabalhar na Creche Frei Everardo Kremper, onde durante os anos que trabalhou, alem de ensinar os alunos, sempre demonstrou muito amor e dedicação. Finalizou sua carreira de educadora, dando aula na escola Criança Esperança IV, onde trabalhou dando tudo de si para ensinar seus muitos alunos, não ensinando só letras, mas oferecendo muita esperança , paz, solidariedade e coragem.
Abigail foi uma educadora que batalhou, que se esforçou e procurou sempre o melhor para os seus alunos.
Ela nos deixou muitas lições como pessoa, mãe, irma, esposa e principalmente como professora, onde participou com sucesso na construção de um mundo melhor, mais inteligente e mais harmonioso, dando uma esperança de melhores dias a todos que tiveram o prazer de conviver os breves dias em que viveu entre nós.
Abigail faleceu no dia 05 de fevereiro de 2010, deixando saudosos, além de seus familiares, seus inúmeros alunos, seus colegas de profissão e todos os que de uma forma ou de outra, buscam através da educação melhores dias para todos”.