Com plenário lotado Câmara realiza audiência pública sobre Regularização Fundiária em Rio...

Com plenário lotado Câmara realiza audiência pública sobre Regularização Fundiária em Rio Brilhante

Parte da mesa diretora na audiência pública

Na noite desta sexta-feira, 8 de junho, o plenário da Câmara Municipal ficou totalmente tomado pela comunidade rio-brilhantense, onde o Poder Legislativo de Rio Brilhante, por meio da Frente Parlamentar Municipal para Regularização Fundiária Urbana e Rural, em parceria com a Prefeitura Municipal e apoio da Frente Parlamentar Estadual, realizou uma importante Audiência Pública, com o tema, “Regularização Fundiária de Imóveis Rurais e Urbanos no Município de Rio Brilhante”. A audiência foi proposta pelos vereadores que formam a Frente Parlamentar municipal, Adão Evandro (presidente), Marlos Joris, Adailton Lima, Éverton Cristiano e o presidente da Câmara José Maria –Nô, com o apoio dos demais parlamentares. Os vereadores João Pedro, Tânia Mara e Professor Furlan, secretários municipais, produtores rurais, lideres de comunidade e assentamentos e população em geral, se fizerem presente.

O evento reuniu também diversas autoridades municipais e estaduais, dentre eles, o prefeito Donato Lopes, o deputado Renato Câmara, presidente estadual da Frente Parlamentar Fundiária, deputado estadual João Grandão, André Nogueira Borges, diretor presidente da AGRAER e Madson Ramão, assessor técnico da AGEHAB, todos com uma visão aprofundada do assunto. Um dos pontos alto da solenidade foi a palestra proferida pelo Dr Renato Guilherme Goes, que deu uma aula de conhecimento sobre regularização fundiária.

População presente

Na abertura dos trabalhos o presidente José Maria – Nô, saldou a todos com boas vindas, e acrescentou. “Quero expressar minha alegria em receber toda essa gente para este importante debate, agradeço ao prefeito Donato pelo apoio, aos representantes estaduais, os quais vieram trazer a nossa população seus conhecimentos e esclarecimentos ao tema”. Em seguida o chefe do legislativo convidou o vereador Adão, presidente da Frente Parlamentar Municipal para Regularização Fundiária, para assumir e dar continuidade a audiência.

O vereador Adão ao cumprimentar as autoridades e o público presente, deixou explícita sua satisfação e alegria pela realização do evento. “Cumprimento o prefeito municipal por ter atendido nossa solicitação, e se colocado a disposição para que o sonho dos nossos munícipes em ter o seu imóvel regularizado, possa se tornar realidade. Ao deputado Renato Câmara nosso muito obrigado pelo apoio e trabalho feito a nível estadual, para que tivéssemos aqui tantas autoridades para debater desse assunto tão pertinente. A toda comunidade, servidores da câmara, meus colegas vereadores receba nosso reconhecimento por esse evento histórico, ocorrido hoje nesta casa legislativa”, expressou o vereador petebista.

Em seguida todos componentes da mesa fizeram uso da palavra, dando seu apoio, ao mesmo tempo mostrando os verdadeiros caminhos para que a regularização fundiária seja feita, tanto na área rural, quanto na sede do município de Rio Brilhante.

O Diretor da Agraer no ato também representando o governador do estado, citou. “Quero dizer ao prefeito Donato e ao presidente Nô que os 25 milhões destinados pelo governador Reinado Azambuja à população de Rio Brilhante é muito merecido, e não para por ai não, na próxima segunda-feira o governo do estado estará entregando 98 patrulhas mecanizadas com implementos a diversos municípios, e Rio Brilhante estará sendo contemplado com duas delas, estamos lutando para seja entregue três, para que assim possamos estar fortalecendo a agricultura familiar”, disse André Nogueira, arrancando aplausos da platéia.

Dep. Renato Câmara

Em sequência, o deputado estadual Renato Câmara falando sobre o tema, citou, “primeiro é uma grande satisfação estar nesta cidade para discutir este tema, o qual considero ser de extrema relevância na vida de todos que estão presentes, que é regularização dos imóveis que ainda estão com alguma pendência”, disse. Renato fez questão de agradecer o vereador Adão, o qual foi solicito ao pedido para  criação da frente municipal para regularização  em Rio Brilhante. “Acredito que assim podemos com a união dos três poderes e da população que é a parte mais interessada, darmos  a devida legalidade a cada um que tem uma propriedade e ainda não possui a sua escritura”, finalizou o legislador estadual.

Para o prefeito Donato, os trabalhos são árduos e não é fácil quanto parece ser, “mas quero colocar a prefeitura e o secretariado a disposição para o que for preciso, acredito que a união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e o apoio do estado, todos nós juntos temos tudo para resolver e sanar todos esses problemas que afligem a nossa população”, destacou Donato Lopes.

Para finalizar, o palestrante da noite, Dr Renato Goes, com muita propriedade sobre o tema, começou sua fala dizendo, “a regularização fundiária é possível, e nós temos soluções para todos os problemas, mas isso só será capaz se houver a participação de vocês, fico feliz em ver tanta gente interessada pelo assunto, por isso quem merece uma salva de palmas são os senhores e as senhoras, que saíram de suas casas e vieram aqui em busca de solução para esse problema”, ressaltou.

Dr. Renato Goes

Renato Goes destacou ainda que a regularização fundiária precisa ser mais propagada, “cada vez que forem chamados a esta casa legislativa ou a prefeitura, espalhem para seus vizinhos e amigos, só assim conseguiremos o nosso objetivo. Todos ganharão com isso, a prefeitura e o estado que terão o recebimento dos seus impostos, e, principalmente os proprietários que terão a devida documentação dos seus bens em mãos”. Concluiu o Advogado Dr Renato Goes, que ainda foi categórica em falar de sua trajetória de vida e de sua luta por esta causa desde muito jovem.

Por fim, o Vereador Adão fez os agradecimentos, destacando a população que se fizeram presentes, em especial aos moradores dos assentamentos de nosso município que vieram de longe para abrilhantar ainda mais nossa Audiência Pública. “Agora é arregaçar as mangas e continuar trabalhando para tornar realidade o sonho de cada pessoa de ser dono de fato do seu imóvel”, finalizou o parlamentar.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira

Galeria de fotos do evento: