Com entrega do “Prêmio Rio Brilhante Sustentável”, Câmara inicia semana do meio ambiente

Vereadores e os homenageados no ato da entrega do Prêmio

Em Atendimento a Resolução Nº 172/2014, a Câmara Municipal de Rio Brilhante promoveu, na noite desta segunda-feira, 3 de junho, sessão solene para outorga do Prêmio Rio Brilhante Sustentável. A honraria é destinada àqueles que sobressaem em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. A premiação acontece anualmente em alusão a Semana do Meio Ambiente, comemorado no mês de junho, cuja  abertura foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Rui Sichinel.

O contemplado do prêmio 2019 foi a empresa Bio Rio “reciclagem de óleo de cozinha”, o qual foi referendado através de indicação do Vereador João Pedro Alves, o mesmo foi indicado pelos internautas no site da Câmara Municipal de Rio Brilhante, aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, formada pelos vereadores Adão Evandro P. Leite, Marlos Joris e Wandressa Barbosa.

A sessão foi conduzida pelo Presidente do Legislativo vereador José Maria Caetano – Nô (DEM), que enalteceu o trabalho do homenageado e ressaltou que a ecologia está entre os assuntos mais importantes para quem se preocupa com o planeta e luta por sua preservação. Para Nô, a homenagem, é um reconhecimento não apenas da Câmara, mas de toda a sociedade rio-brilhantense.

O vereador Adão Evandro presidente da CAPMAAF, ressaltou, que, além da empresa contemplada havia outras indicações para este importante prêmio. “Estivemos em visita juntamente com os vereadores que compõe a Comissão de Meio Ambiente, Marlos e Wandressa, e conhecemos de perto o trabalho que é realizado pela empresa “Bio Rio reciclagem de óleo de cozinha”, na pessoa do Sr Luiz e família. Como forma de valorizar e trazer mais estrutura à empresa, estou me comprometendo em pleitear junto ao Poder Executivo um local adequado para que a mesma continue realizando esse belo serviço a favor da natureza e do meio ambiente. Portanto em nome dos meus colegas de bancada rendemos aqui nossa homenagem a empresa Bio Rio” concluiu o vereador.

Falando em nome de sua bancada, João Pedro justificou a indicação da Bio-Rio reciclagem de óleo de cozinha, enaltecendo o importante trabalho de reciclagem que a empresa vem realizando desde 2017 em prol do meio ambiente não só no município de Rio Brilhante, como em municípios vizinhos. “Entendemos que há em nosso município outras empresas e associações que vem desempenhando diferentes e também importantes papeis na preservação do meio ambiente. Infelizmente só um titulo pode ser entregue por ano. È importante ressaltar que o trabalho da empresa homenageada não limita apenas no recolhimento e comercialização do óleo, mas também na conscientização da população quanto a reciclagem. São aproximadamente 8 mil litros de óleo mensal que antes eram descartados sem destinação correta, e hoje são recolhidos corretamente”, disse o parlamentar.

Vereadores Nô e João Pedro com os homenageados

Conheça a empresa Bio Rio

De Acordo com levantamento realizado pela a assessoria do gabinete do vereador João Pedro, a empresa Brio Rio trabalha no município de Rio Brilhante no processo de recolhimento e reaproveitamento do óleo de cozinha, onde é recolhido em residências, comércios, restaurantes, empresas, hospital e escolas estaduais do município. O óleo é recolhido, logo após ele é armazenado em toneis e passa por um processo de limpeza onde é retirada toda a borra (impurezas). Logo após são entregues na Usina Delta Biodisel e Bio Car. A borra do óleo também é reaproveitada para a fabricação de ração animal.

Além de Rio Brilhante, este trabalho é realizado também nos municípios de Maracaju, Bonito, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Itaporã. A empresa trabalha com a troca do óleo de cozinha por produtos de limpeza, tornando assim uma troca vantajosa para ambos não só pela destinação correta do óleo, mas também pela diminuição de custo com produtos de limpeza aos estabelecimentos que entregam o referido óleo. Os produtos de limpeza são adquiridos através da troca de óleo entre a Bio Rio, e a empresa ICOL – Indústria  e Comércio de Óleos e Solvente.

Assessoria de comunicação – CMRB

Galeria de foto: