Câmara realiza Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência

Mesa de autoridades na Audiência

A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou na noite desta sexta-feira (31), uma Audiência Pública para debater sobre a Reforma da Previdência Social. O Presidente do Legislativo Rio-brilhantense José Maria Caetano de Souza – Nô recepcionou as autoridades, servidores municipais, alunos e a população que lotou o plenário da Câmara Municipal. Estiveram presentes os Vereadores, Éverton Cristiano, Tânia Mara, João Pedro, Wandressa, Juraci, Professor Furlan e Adailton Lima, os demais vereadores justificaram as suas ausências devido a compromissos assumidos. Os palestrantes, Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do MS, Junior Mochi – Professor da Faculdade de Computação (Facom), Dr. Marco Aurélio Stefanes – Presidente da CUT, Sr. Genilson Duarte – Presidente da Fetagre – José Martins da Silva, deram uma aula de conhecimento sobre a PEC 285/2016, que se aprovado, pode afetar em muito a vida do trabalhador brasileiro.

O Presidente Nô fez a abertura oficial, em seguida passou para a Vereadora Wandressa Barbosa, autora da Proposição, para conduzir os trabalhos, a Vereadora por sua vez agradeceu ao Presidente pela oportunidade, convidando a vereadora Juraci para secretariar a audiência.

O primeiro dos convidados a falar, o Deputado Estadual, Junior Mochi, explicando que os assuntos mais polêmicos devem ser a idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria, o percentual da alíquota descontada do servidor, dizendo ainda, que a discussão é salutar e importante para toda a classe trabalhadora no País. “O governo federal retirou do projeto original e do plano nacional os servidores estaduais e municipais, daí é dos Estados a tarefa de mexer, ou não, no atual sistema previdenciário”, finalizou o Presidente do Legislativo Estadual.

Povo presente na audiência

O Dr Marco Aurélio, mostrando muito conhecimento, começou fazendo uma ampla explanação em números sobre a situação da dívida da Previdência Social no País, ressaltando as mudanças negativas que a aprovação da PEC 285 pode trazer, e esclarecendo as dúvidas da população. Após, a comunidade teve a oportunidade de realizar questionamentos sobre o tema. Em seguida, as demais autoridades presentes realizaram o uso da palavra, o presidente da CUT primeiro explicou o que ele entende sobre tal mudança, e respondeu a vários questionamentos dos presentes, e finalizou dizendo, “os direitos dos trabalhadores teria que ser ampliados e não tirados, desta forma, estamos perdendo o que foi conquistado com muito sacrifício pelo Povo brasileiro”, finalizou.

Segundo o Chefe do Legislativo, vereador Nô, a Lei proposta trará vulnerabilidade para os trabalhadores, principalmente para os agricultores que têm a expectativa de vida menor no Brasil. “As mudanças contidas nesse projeto vão prejudicar as aposentadorias e acentuar ainda mais a desigualdade do país”, afirmou.

Finalizando, a propositora da audiência em sua consideração final citou, “Fizemos essa audiência para que todos os que estiveram aqui pudessem ter voz, e Rio Brilhante vai dar esse grito, não podemos aceitar e acatar qualquer coisa que o governo venha fazer que possa criar dificuldade para o povo, isso é um ataque aos direitos dos trabalhadores e precisamos resistir, e nos mobilizar”, exclamou Wandressa Barbosa.

Assessoria da Câmara Municipal – Oseias Pereira