Câmara Municipal no caminho da Tocha Olímpica

13445626_1805102803067123_8061093189940365105_nReconhecendo a importância da passagem da tocha olímpica por Rio Brilhante, a Câmara Municipal não poderia ficar de fora deste momento que ficará marcado para sempre na história do município. Dos 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, apenas nove tiveram essa honra: Campo Grande, Sidrolândia, Bonito, Maracaju, Dourados, Itaporã, Nova Andradina, Bataguassu e Rio Brilhante.

Independente do momento econômico e político pelo qual atravessa o Brasil, a Chama Olímpica não deixa de ser um importante símbolo dos Jogos. Ela vem oportunamente, representando a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

20160626_143513Neste conceito, a Câmara participou das ações para a recepção da tocha, adesivando seu prédio, adesivando carros, entregou camisetas alusivas aos vereadores e funcionários, divulgou oevento em outdoors e nas redes sociais através de vídeos e convites e marcou presença com seu presidente, vereadores e funcionários no domingo, 26, recepcionando a tocha olímpica com alegria e orgulho.100_5199

Os vereadores destacam a importância de o nosso município estar no circuito da tocha, fato que ficará marcado principalmente na memória de nossas crianças e futuros cidadãos e atletas que daqui a alguns anos poderão estar representando nosso país nos jogos olímpicos.

Importante destacar a presença no evento, do ex-jogador de futebol Francisco Carlos Martins Vidal, o Chicão, rio-brilhantense e medalhista olímpico que engrandeceu e trouxe um brilho especial ao momento.100_5258 - Cópia

A Câmara Municipal parabeniza todos aqueles que tiveram o privilégio de carregar a tocha, como o Professor José Antonio da Silva (Zé Boneca) e o empresário David Vincensi, pessoa que sempre foi ligada ao esporte. Destaque também para a participação do ex-jogador de futebol, Roney de Oliveira Pereira, que conduziu a tocha no município de Sidrolândia e Sebastião Carlos da Silva, o professor Tião, em Maracaju.100_5228

A tocha chegou a Brasília no dia 03 de maio e desde então vem percorrendo diversas cidades brasileiras até chegar ao Rio de janeiro, cidade-sede dos jogos no dia 04 de agosto.

História

Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas” para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anuncia a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura.

Fonte: www.rio2016.com