Câmara Municipal concede Moção de Aplauso à Igreja Presbiteriana de Rio Brilhante

Fachada da Igreja de Rio Brilhante – foto do Facebook/Giovane Leite

A Câmara Municipal de Rio Brilhante, em Sessão Legislativa ocorrida na segunda-feira dia 26 de junho do corrente ano, prestou uma justa e merecida homenagem à Igreja Evangélica Presbiteriana do Brasil, na pessoa do seu Líder, Pastor Clóvis Ortlieb, pelos 74 anos de fundação da Igreja em Rio Brilhante – MS, ocorrido no dia 18 de junho. O requerimento 11/2017, foi proposto pela Vereadora Juraci Aparecida de Souza Silva – PSC, com o apoio de todos os Parlamentares desta Casa de Leis. O Presidente do Legislativo, Vereador Nô, frequentador da Igreja, ao assinar a matéria junto com a Vereadora, fez questão de expressar a sua admiração pela Instituição, exaltando os trabalhos sociais realizados, e pela lisura que a igreja tem pregado a palavra.

Vereadora Juraci

Juraci por sua vez, citou,  “a Câmara de Vereadores, diante de tão magna conquista, não poderia deixar passar despercebido, em reconhecimento aos feitos realizados pela Igreja Presbiteriana no Município, visto que a mesma teve ao longo de sua caminhada, uma importante e porque não dizer decisiva participação no avanço do evangelismo de Rio Brilhante e região, evangelismo no sentido amplo da palavra, uma vez que junto com as boas novas, apresenta também sua colaboração nas questões sociais e educativas, colaborando com o avanço de nossa Cidade”,  disse a Vereadora Juraci autora da proposição.

Histórico da Igreja no Município de Rio Brilhante

A Igreja Presbiteriana de Rio Brilhante é o fruto do trabalho missionário Brasil/ America do Norte, liderada pelo Missionário Rev. Mario Sidestrikes e sua esposa Margarida Sidestrikes que desbravaram esta região. Em Rio Brilhante, a igreja iniciou-se em 1943 na casa da irmã Cezarina Pires Machado (mais conhecida como “Bugra”), que foi a primeira crente Presbiteriana em Rio Brilhante.

A igreja Presbiteriana foi a 1ª Igreja Evangélica a se instalar em Rio Brilhante, e a começar o trabalho de Evangelização, foi um início difícil, pois a Igreja foi perseguida por muitos anos, o local onde os fiéis se reuniam, foi alvejado a pedras, homens armados assistiram a um culto com propósito de interrompê-lo. O primeiro Missionário Brasileiro a residir em Rio Brilhante foi o Rev. Josué Sales e sua esposa. Na década de1940 a missão americana fundou aqui a Escola Presbiteriana Reverendo Guilherme Kerr, e sua primeira diretora foi a Srª Olga Dias. Desde sua fundação passaram por aqui vários Pastores e Evangelistas tais como: Rev. Mario Sidestrikes; Rev. Josué Sales; Rev. Marcelino Pires de Carvalho; Rev. Nerino Pires de Carvalho. Evangelista Avelino José de Rezende; Evangelista Leocádio Carpiné; Evangelista Rodrigo Pereira Cardoso; Rev. Jacob Peitil Neto; Rev. Geraldo Mescolloto (missionárias: Ana Valdete, Léa Siqueira, Cristina Tereza do Amaral, Lídia Almeida e Olga Rodrigues); Rev. Adoniram Judson de Paula; Rev. Sebastião Pereira Cruz. Rev. Celso Novaes Tomaz; Rev. Demétrius Vinicius Machado.

Com a criação do Presbitério de Dourados, a Igreja de Dourados assumiu o trabalho de Rio Brilhante na década de 1980, nesta ocasião houve um declínio dos membros da igreja sendo reduzido a 03 pessoas, mesmo assim, estas pessoas não ficaram sem cobertura espiritual, pois o Senhor Pergentino Pael vinha de Dourados para ministrar os cultos aqui. Em 18 de Junho de 1995 a Igreja foi novamente organizada com 42 membros comungantes e 8 congregados. Os primeiros Presbíteros da igreja foram: Rafael Vincensi; Samuel Corrêa; José Bonifácio Mendes. Os Diáconos: Ronaldo Barbosa Ramos; Maurício Pacheco de Oliveira; Milton Splenger Hubner. Atualmente o conselho é formado pelos presbíteros: André Sobreira Barbosa; Héber Nunes Santana; Luciano Alberto de Souza; e Pedro Cardoso da Silva.

A junta diaconal da igreja é composta pelos diáconos: Ademar Ferreira Nantes; Fabiano Aparecido Rodrigues; Fausto Natal Geris Freitas; e Jonatan da Silva Horácio. A igreja é reconhecida de Utilidade Publica através Lei N 1470/2007. Possui 03 Congregações sendo elas nos bairros; Nova Rio Brilhante, Distrito de Prudêncio Thomaz e no bairro Manoel das Neves. Também ao mesmo tempo em que Evangeliza, faz um trabalho social atendendo as famílias carentes com doações de roupas, calçados e alimentos.

Desde 2004 a igreja esta sob a direção do Rev. Clóvis Ortlieb, e neste mês de junho a igreja completou 74 anos, desde o inicio dos trabalhos e possui 191 membros comungantes e 58 congregados.

Assessoria de comunicação – CMRB