Câmara inicia votação de projetos para denominação das ruas do Bairro Antonia...

Câmara inicia votação de projetos para denominação das ruas do Bairro Antonia Barbos

Câmara inicia votação de projetos para denominação das ruas do Bairro Antonia Barbosa
Rua Romeu Felipetto e Rua Nalzira Muniz da da Silva.
De iniciativa da vereadora Juraci Aparecida de Souza Silva foi aprovado projeto de lei denominando a Rua Projetada 01, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa como Rua Romeu Felipetto e a Rua Projetada 17 passa a denominar-se Rua Nalzira Muniz da Silva.
Romeu Felipetto nasceu em Faxinal do Soturno- RS, em 19 de setembro de 1933. Ficou órfão de pai aos 4 anos e da mãe aos 6 anos, juntamente com mais dois irmãos mais velhos, tendo sido criado por seus padrinhos.
Casou-se aos 24 anos com Santa Stona Felipetto na Comunidade Santos Anjos. Após o casamento, Romeu e Santa, a convite do irmão mais velho de Santa, Antonio Stona, mudaram-se para a cidade de Frederico Westphalen, mais precisamente na Comunidade da Linha Lázari, onde adquiriram uma área de terras.
Da união com Dona Santa, o casal teve 6 filhos: Marlene, Neri, Marli, Marlize, Nívio e Noemir. Depois de residirem alguns anos em Frederico Westphalen, o casal já com os filhos, mudou-se para o Paraná, no município de Santa Isabel do Oeste, na região de Cascavel onde permaneceram até o ano de 1975.
Posteriormente vieram para o estado do então Mato Grosso, onde fixaram residência no distrito de Prudêncio Thomaz.
Em 1979 a família veio residir na sede, Rio Brilhante.
Romeu Felipetto por muitos anos foi agricultor plantando lavouras de arroz irrigado, soja e milho. Era um homem simples, de pouco estudo, mas de uma grande sabedoria. Era fiel a suas idéias e princípios. Fanático pelo Grêmio e também pelas tradições gaúchas. Como diversão tinha no jogo de cartas com os amigos e nas partidas de bocha momentos especiais. Também era exímio assador de carnes. Participava ativamente das festas da igreja católica, tanto em Rio Brilhante como em Prudêncio Thomaz. Na política pertenceu a um único partido político. O então MDB, que depois virou PMDB, e agora voltou a ser MDB. Tinha grande admiração às figuras políticas em MS de Wilson Martins e Ramez Tebet. Em Rio Brilhante tinha grande afinidade com Jarbas Barbosa e Sidney Foroni, dentre outros. Em suas falas, disse que gostou do governo de Getúlio Vargas, que a época abriu o Brasil para pequenos agricultores, com a doação de terras.
Seu Romeu faleceu em 28 de novembro de 2017, coincidentemente no dia em que seu time do coração, o Grêmio, foi Tricampeão da América (Copa Libertadores).
Nalzira Muniz da Silvanascida em Rio Brilhante em 22 de maio de 1931. Mãe de 5 filhos: Vani, Vanda, Vanderli, Vanoni e Valmir.
Por 50 anos frequentou a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Missões. Era lavadeira e tintureira, lavava ternos de autoridades da cidade para manter e suprir a necessidade que passava. Mudou-se para o fundo do hospital onde lavou roupas por muitos anos. Após muito tempo lavando roupas, abriu um novo negócio onde comprava roupas para vender aos funcionários do hospital, a partir daí viu que seu negócio foi se expandindo com as vendas de casa em casa, até que houve a necessidade de abrir um Bazar e o nomeou de “Bazar Muniz”. Anos depois fechou o seu Bazar e continuou como vendedora ambulante, mas o que ganhava com vendas não era suficiente para o sustento de sua família que passava por necessidades, muitas vezes ela ficava sem comer para poder garantir a alimentação dos filhos. Então, foi trabalhar com seus filhos na Pensão dos Viajantes, mas nunca parou com suas vendas. Mesmo depois dos filhos criados, não parou de trabalhar, viajou por muitos Estados buscando sempre produtos inovadores aos seus clientes, ela amava o que fazia até ficava doente se não pudesse viajar pois a venda era uma paixão.
Nalzira Muniz faleceu em 08 de fevereiro de 2015 aos 83 anos, deixando sua família e seus filhos muito bem criados.
Rua Adail da Conceição e Rua Alcina Dias Penze – Teca
De autoria da vereadora Wandressa Barbosa, foi aprovado projeto de lei que dispõe sobre denominação de vias públicas no município de Rio Brilhante.
Ficam denominadas as seguintes vias públicas: Rua Projetada 12, localizada no Bairro Antônia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua Alcina Dias Penze e Travessa Projetada D, localizada no Parque Industrial, passa a denominar-se Rua Adail da Conceição;
Alcina Dias Penze nasceu em Rio Brilhante no dia 13/01/1952 e faleceu em 07/05/2012 aos 67 anos. Filha de Acácio Dias, trabalhador rural e Cleotilde Penze Dias, costureira. Mãe de Cleiton Cesar Penze seu único filho que faleceu em 2018.
Desde muito cedo, Teca, como era conhecida por todos, começou a trabalhar como artesã e manicuri. No final dos anos 90 iniciou seu trabalho social como cozinheira voluntária junto ao Lions Clube onde permaneceu por mais de 12 anos. Paralelamente a sua vida profissional, cultivou sua maior fortuna: o amor e dedicação à vida e à família. Como cidadã foi sempre uma batalhadora em benefício da comunidade, compromissada com os interesses da população, merece ser homenageada. Para a sociedade deixou sua contribuição dedicando grande parte de seu tempo, exercendo com prazer diversas atividades comunitárias até próximo de sua morte.
Adail da Conceição nasceu em Rio Brilhante no dia 04/12/1929 e faleceu em 08/05/2018 aos 87 anos. Filho de Gregório da Conceição e Maria Lidia da Conceição, agricultores.
Casado com Dorvalina Martins da Conceição, pai de 7 filhos, Donani, Cleide, Doraci, Dorvani, Acir, Altair e Antônio. No final dos anos 80 iniciou seu trabalho como Funcionário Público da Prefeitura Municipal onde permaneceu por mais de 35 anos até sua aposentadoria. Como cidadão ele não se preocupava só com a família, mas com o todo. A comunidade em geral, tudo era prioridade, compromissado com os interesses da população. Desde muito cedo se destacou no município também por apresentar a paixão pela música, participou de muitos eventos em nossa cidade e região levando a boa música voluntariamente, alegrando a população.
Rua Brasil Burgerdurf de Morais e Rua Orestes Pinheiro de Lima
De autoria do vereador Adailton Mendes de Lima, a Cãmara aprovou projeto de denominação de ruas no Bairro Antonia de Souza Barbosa.
A Rua Projetada 04 passa a denominar-se Rua Brasil Burgerdurf de Morais e a Rua Projetada 09 passa a denominar-se Rua Orestes Pinheiro de Lima.
Brasil Burgerdurf de Morais nasceu em Dourados no dia 07/09/1931, veio para Rio Brilhante ainda bebê onde foi criado e aqui se tornou figura muito conhecida. Trabalhava como mecânico, mas com o passar dos anos começou a consertar armas e máquinas de costuras entre outros, atuando ainda como Calheiro e serviços gerais.
Seu Brasil foi pioneiro da cidade, viveu no município por 83 anos onde faleceu no dia 27 de agosto de 2014.
Foi casado com Gení Ferreira de Morais e teve cinco filhos todos criados aqui.
Orestes Pinheiro de Lima,filho de Arlindo Pinheiro Chimenes e Izolina Padilha Chimenes, nasceu em Rio Brilhante na fazenda Sucuri no dia 09 de maio de 1947 Foi casado com Elza da Silva Pinheiro e teve dois filhos: Ademir da Silva Pinheiro e Amarildo da Silva Pinheiro, que lhes deram teve sete netos três bisnetos.
Orestes morou e trabalhou juntamente com seus pais na fazenda sucuri até os seus dezoito anos de idade, indo depois trabalhar na fazenda Passa Tempo na lida do gado alí permanecendo por dois anos, atuando sempre como gerente responsável nas fazendas Passa Tempo, Sucuri, Suez, Esperancinha, Brejão, Jauru, Vale Do Sol, Rosa Branca e na Fazenda Tesouro.
Com 59 anos de idade trabalhou na área de segurança privada até os 68 anos. Faleceu vitima de infarto no dia dez de abril de 2016.