Câmara de Rio Brilhante presta homenagem ao Assistente Social em alusão ao...

Câmara de Rio Brilhante presta homenagem ao Assistente Social em alusão ao seu Dia

Vereadoras (ao centro) entregam lembrança às assistentes sociais

Em comemoração ao Dia Nacional do Assistente Social, comemorado neste dia 15 de maio, as vereadoras, Juraci Aparecida e Tânia Mara homenagearam as assistentes sociais, Cristiana de Oliveira e Flávia dos Santos, na oportunidade representando toda categoria profissional do município, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento social e humano de Rio Brilhante.

A profissão de Assistente Social surgiu no Brasil na década de 30, sendo regulamentada pela Lei Federal 8.662, de 7 de junho de 1993. Em Rio Brilhante, de autoria da vereadora Juraci Aparecida, foi aprovada a Lei n°1.876, de 22 de Dezembro de 2014 que Institui no Município, o Dia do Assistente Social.

Os assistentes sociais, na maioria mulheres, estão na linha de frente de um serviço fundamental para o acesso e a efetivação dos direitos da população, assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Elas realizam um trabalho essencialmente sócio-educativo e estão qualificadas para atuarem nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas. “O trabalho assistencialista não deve ser visto como um serviço de favor, mas para mostrar aos cidadãos e cidadãs os direitos adquiridos pela nossa constituição. Eu costume sempre dizer que a assistente social não deve dar o peixe, mas sim ensinar a pescar”, disse a vereadora Juraci.

A vereadora Tânia em seu pronunciamento fez questão de destacar as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Brilhante, e ressaltou também, a importância do papel do assistente como planejador de programas e de projetos voltados para o bem estar da comunidade. “Pelo pouco tempo que tínhamos não foi possível homenagearmos todas as assistentes de nossa cidade, mas quero aqui deixar meu abraço e o meu reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido por vocês na defesa e garantia dos direitos sociais da população rio-brilhantense”, disse a parlamentar.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira