Câmara de Vereadores de Rio Brilhante é destaque no Estado por economia

A economia gerada na Câmara Municipal de Rio Brilhante em apenas seis meses de gestão, trouxe boa repercussão para a sociedade Rio-brilhantense. O Presidente José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM), destacou o trabalho em conjunto da Mesa Diretora e de todos os Vereadores e a eficiência na gestão da Câmara, “iniciamos com uma propostas de trabalho de, reorganizar setores,  dinamizar os trabalhos na Casa, proporcionando suporte para que os vereadores pudessem exercer bem suas funções com responsabilidade e comprometimento, e  claro, sempre presando pela contenção de despesa,” disse o presidente Nô.

Economias com Diárias e Publicidade

A Câmara de Vereadores de Rio Brilhante tem um dos menores índices de gastos com diária parlamentar com relação a outras Câmaras de Vereadores do Estado de Mato Grosso do Sul. Nesses seis primeiros meses da gestão 2017/2020, foram gastos apenas R$: 14.228,50 (quatorze mil duzentos e vinte oito reais e cinqüenta centavos). Se comparando com valores gastos em diárias por outras Câmaras do mesmo porte, esse valor não chega a 10% (dez por cento).

Outro setor a qual sofreu cortes drásticos foi na publicidade, conforme números do Portal da Transparência da CMRB, a Câmara fez uma economia de mais de 100.000,00 (cem mil reais).

Economia de quase Um Milhão e Reais

Em levantamento junto ao setor contábil da Casa de Leis, foi constatado que até o mês de Julho de 2017, após seis meses de gestão da nova Mesa Diretora, a instituição economizou R$: 921.649,00 (novecentos e vinte e um mil, seiscentos e quarenta e nove reais), dos quais R$: 500.000,00 (quinhentos mil reais), já foram devolvidos ao Poder Executivo, para a construção de um Centro Esportivo, que será instalado nos Bairros Vila Fátima/Manoel das Neves em Rio Brilhante, o restante do valor apresentado encontram se no caixa da Câmara Municipal.

Emendas apresentadas pelos Parlamentares

Visando sempre melhorias e medidas de interesse da municipalidade, nesses primeiros meses de gestão 2017, os Vereadores, através de emendas parlamentar, buscando atender as reivindicações da sociedade, objetivando sempre ajudar o Poder Público. Juntos já conseguiram cerca de R$: 3.000.000,00 (três milhões de reais), dos quais os Parlamentares tiveram o comprometimento dos seus representantes nas esferas, estadual e federal. Setores, como; educação, segurança, saúde, e esporte, tiveram atenção especial dos Legisladores Rio-brilhantenses. Algumas reivindicações dos vereadores já foram atendidas, enquanto outras estão encaminhadas.

Vereador Éverton Cristiano, através do Deputado Estadual George Takimoto (PDT) destinou R$: 100.000,00 para o setor da Saúde do município.

Para a Vereadora Wandressa Barbosa, através da Deputada Tereza Cristina (PSB), foi prometida  emenda para a compra de uma patrulha mecanizada, para atender o Assentamento São Judas. Através da Vereadora Wandressa, a mesma deputada se comprometeu em arrumar recursos para perfuração de poços para Assentamentos do município.

O Vereador Adão Evandro (PTB) conseguiu junto a Deputada Estadual Mara Caseiro (PSDB), emenda no valor de R$: 60.0000,00 destinado para reforma do Poliesportivo Luiz Alberto Lima Portel.

Os Vereadores Éverton Cristiano (PDT) e Adão Evandro (PTB), somando esforços os parlamentares conseguiram junto ao Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT), emenda parlamentar de R$: 200.000,00 para a Saúde.

O Distrito de Prudêncio Thomas pode ser contemplado com a Biblioteca do Saber, através de emenda do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), em atendimento ao pedido da Vereadora Juraci Aparecida (PSC). A Saúde também recebeu a atenção da Vereadora, através de recursos do deputado estadual Coronel Davi (PSC).

Os Vereadores; Professor Mário Furlan (PMDB), Wandressa Barbosa (PSB), Adailton Lima (PV), Juraci Aparecida (PSC), João Pedro (PMDB) e Sérgio Rigo (PT), estiveram recentemente no gabinete do Senador Waldemir Moka (PMDB), onde o Senador se comprometeu em envidar esforços na esfera federal, no valor de R$: 1.000.000,00, para compra de equipamentos da clínica da mulher em Rio Brilhante.

O presidente da Câmara, José Maria Caetano – Nô (DEM), em parceria com o vereador Iliê Vidal (DEM), viabilizaram com o deputado estadual, Luiz Henrique Mandetta, o valor de R$: 1.000.000,00, que serão endereçados a saúde e infraestrutura do município,

O Vereador Adailton Lima (PV), junto ao Deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), conseguiu duas emendas parlamentar, a primeira para a educação no valor de R$: 20.000,00 para aquisição de computadores para escola do bairro XIV, a segunda de R$: 50.000,00 para compra de uma ambulância para atender a saúde.

Para atender a demanda da saúde os Vereadores Marlos Joris (PR) e Tânia Mara (PTB), através do Deputado Estadual Paulo Correa (PR), conseguiram uma emenda no valor de R$: 100.000,00 para a aquisição de um micro-ônibus.

Trabalho conjunto e emprenho

Vale ressaltar que o empenho dos trabalhos da Mesa Diretora e de todos os Vereadores juntos, resultou na revitalização de todos os departamentos da Casa, como: TV Câmara, assinatura digital e Protocolo On Line, tudo isso para que o cidadão tenha mais acesso a informação, transparência de gestão. “Estamos aprimorando os serviços de informação ao cidadão no site, o portal também está passando por reformulações, diversos outros avanços e serviços na Casa de Leis seguem em curso”, salientou Marlão, 1º Secretário do Poder Legislativo Rio-brilhantense.

Assessoria de Comunicação da CMRB – Oséias Pereira