Câmara de Rio Brilhante encerra ano legislativo com balanço positivo das atividades parlamentares

Cumprindo o que rege a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, a Câmara Municipal de Rio Brilhante encerrou as atividades parlamentares de 2018 no último dia (15). Economia, transparência, responsabilidade com o erário e eficiência na gestão. Essas são algumas das ações que atestam o cuidado da Mesa Diretora do Legislativo Municipal, com o bem público.

O presidente da Câmara, vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM), citou que durante o período do recesso, a Casa de leis seguirá em funcionamento, onde os vereadores e servidores continuarão disponíveis para atender à população. “A Câmara não para por causa do recesso legislativo, que é uma disposição regimental. É importante salientar que, caso haja necessidade, os parlamentares poderão inclusive, ser convocados para se reunir em sessões solenes ou extraordinárias”, pontuou.

Como sempre tem feito em todas suas gestões, Nô, destacou que o trabalho da mesa diretora foi de avanços, sempre pautando pela democracia. “Todos os 13 vereadores possuem os mesmos direitos na hora de apresentar seus trabalhos e ideias. Por isso, seja oposição ou situação, minha responsabilidade sempre foi de manter o bom senso e cumprir com o que está no Regimento Interno. Além disso, ao longo do ano, o diálogo foi o carro chefe para a tomada de decisões que refletem diretamente na vida da população rio-brilhantense”, disse Nô.

Em 2018, de acordo com números levantados pela secretaria da Câmara Municipal, foram realizadas 49 Sessões, sendo 40 ordinárias, 5 solenes e 4 extraordinárias. Ainda durante o ano, foram realizadas 5 audiências públicas. Foram protocoladas pelos vereadores e colocadas em plenário, 442 proposições, entre indicações e requerimentos, em sua maioria solicitando melhorias na saúde, esporte, educação e infraestrutura. Os parlamentares também votaram 40 Projetos de Lei, sendo 17 de autoria dos vereadores e da mesa diretora, e 23 Projetos do Poder Executivo.

Para o secretário do legislativo rio-brilhantense, vereador Éverton Cristiano Carvalho – PDT, “apesar de ter sido um ano de muitas ações conseguimos fazer bom uso dos recursos e o resultado é muito positivo, sobretudo em um período de crise pela qual passa o país. Aperfeiçoamos a gestão dos recursos e com isso foi possível cumprir rigorosamente com as obrigações financeiras, estando em dia com todos os pagamentos dos servidores e fornecedores”, atesta o parlamentar.

José Maria – Nô, cumprindo o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal, e eleito para o próximo biênio, ressaltou que o legislativo sempre esteve focado na busca de melhorias para a qualidade de vida da população. “Fechamos o ano de 2018 com um balanço positivo de ações e propostas.  Quero parabenizar todos os vereadores e agradecer pelo espírito público com que investiram em seus respectivos mandatos, espero que no próximo ano, nós vereadores sigamos trabalhando com responsabilidade e servindo à população de Rio Brilhante”, concluiu o presidente.

O recesso parlamentar se encerra no dia 31 de janeiro de 2019, com a primeira sessão ordinária prevista para o dia 4 de fevereiro, às 19h. Antes, porém, está agendada a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora para o Biênio 2019/20, para o dia 1º de janeiro, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal, senador Ramez Tebet.

Assessoria de comunicação – CMRB