Câmara apresenta Moção de Pesar por falecimento do Frei Éterson

A Câmara Municipal aprovou na sessão do dia 25 de maio, Moção de Pesar pelo falecimento do Frei Éterson Antonio Terce, ocorrido no dia 10 de abril deste ano na cidade de Dourados-MS, por iniciativa da Vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB) com o apoio de todos os vereadores. A Moção foi endereçada aos familiares na pessoa de sua mãe, Senhora Erdilei Maria Francisco;  ao Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Redovino Rizzardo, Bispo da Diocese de Dourados e demais Ordens e paróquias nas quais Frei Éterson prestou serviços.

Frei Éterson Antonio Terce nasceu na cidade de Urânia, São Paulo, no dia 14 de outubro de 1974. É filho de Nelson Terce (in memorian) e Erdilei Maria Francisco, ocupando o 1º lugar de um casal de filhos.

SUA CAMINHADA RELIGIOSA

Ainda criança, mudou-se para Cosmorama-SP, onde iniciou sua história vocacional. Com seis anos entrou na igreja para visitar o presépio e, ao encontrar pinturas sacras sobre a vida de Santo Antonio,  disse para si mesmo: “um dia usarei uma veste como aquela”. Em 1982, retornou para Urânia e ajudou em sua comunidade como coroinha, chegando a ser coordenador do Conselho Comunitário Pastoral – CCP da matriz. Formou-se professor primário em 1993, mudando-se para Costa Rica-MS, para lecionar. Lá conheceu as Irmãs Franciscanas de N.Sra. Aparecida, e Ir. Josane o incentivou a procurar os Franciscanos. Em 1995, entrou para o postulantado, em Cuiabá-MT. No mesmo ano, entrou para o noviciado, em Dourados-MS; em janeiro de 1997, entrou para o noviciado, na Província Franciscana da Imaculada Conceição em Rodeio-SC.

Professou pela primeira vez, no dia 09 de janeiro de 1998, foi residir na Fraternidade Monte Alverne, em Campo Grande-MS e formou-se em Filosofia em 2001.

A pedido do Governo Provincial, em 2002, fez um estágio pastoral em Itaporã-MS. Em 2003 voltou a Campo Grande, no convento São Francisco e iniciou o curso de Teologia  formando-se em fins de 2006.

No dia 21 de abril entrou de forma definitiva na Ordem do Frades Menores ao fazer sua Profissão Solene.

Residiu na Fraternidade São José Operário, na Paróquia São José Operário de Dourados onde, em 2006, recebeu a ordenação diaconal. Em 2007, recebeu a ordenação sacerdotal na sua cidade natal: Urânia-SP. Em setembro do mesmo ano foi transferido  para Rio Brilhante, onde ficou até o dezembro de 2008. Em janeiro de 2009 foi para Rondonópolis-MT e em outubro do mesmo ano foi para Catalão-GO para ser formador dos noviços. Em 19 de fevereiro de 2012 tomou posse como pároco da Paróquia São José Operário, em Dourados-MS, onde atuou até a sua morte.

SUA PASSAGEM POR RIO BRILHANTE

Frei Éterson esteve em Rio Brilhante como vigário paroquial por mais de um ano, quando angariou muitos amigos.

Realizou muitos casamentos, batizados, fez visitas em muitas residências sempre levando a sua alegria, sua palavra amiga de fé e esperança.

Preocupava-se sobremaneira pela união das famílias, era conselheiro de muitas delas e animava-as a manterem-se unidas.

Foi o incentivador para a realização periódica da Missa das Famílias na Capela Menino Jesus de Praga, o que vem acontecendo.

Quando foi transferido para Rondonópolis-MT, aqui deixou muito amigos que não perdiam a oportunidade de convidá-lo para celebrar casamentos, bodas e outros eventos religiosos, o que aceitava com muita alegria e desprendimento.

SUA SAÚDE E SEU FALECIMENTO

Frei Éterson sempre teve uma saúde frágil. Era portador de diabetes que limitava a sua alimentação, mas não a sua alegria e boa vontade com todos.

Como pároco da Paróquia São José Operário vinha trabalhando para a construção da nova igreja, o que certamente lhe trazia preocupações.

Quando das celebrações da Semana Santa, durante a celebração do sábado santo, na Paróquia São José Operário, sentiu-se mal, e após seis dias de internação, veio a falecer no dia 10 de abril.

Na celebração das exéquias do frei pode-se notar o carinho dispensado por todos os seus paroquianos, bem como de todos que lá foram de outras paróquias por onde ele passou. Rio Brilhante esteve presente através dos  muitos amigos que ele aqui conquistou, bem como do pároco da Paróquia Divino Espírito Santo Frei Agnaldo que ali representou todos os fiéis católicos de nosso município.

Esta Câmara Municipal rende pois,  as devidas homenagens ao Frei Éterson, membro da Missão Franciscana, que pelo nosso município  passou dedicando-se ao trabalho de evangelização da população, fazendo inúmeros amigos, plantando a semente do bem, fortalecendo com a Palavra de Deus e com sua fé aqueles que dele precisavam,  mas que faleceu de modo prematuro aos quarenta anos de idade.

Não importa o quanto se viveu, mas como se viveu, e Frei Éterson deixou uma marca indelével dentro da sociedade rio-brilhantense, e por isso esta Moção de Pesar por seu falecimento.