Bernardo Sponchiado recebe título de Cidadão Rio-brilhantense

Presidente da Câmara ladeados pelos casal homenageados

A Câmara Municipal de Rio Brilhante concedeu o título de cidadão rio-brilhantense ao agricultor Bernardo Carlos Busatto Sponchiado. A homenagem foi proposta pelo presidente do legislativo, vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô (DEM) por meio do Decreto legislativo 170, de 1 de outubro de 2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

O vereador Nô, após a abertura oficial da solenidade,  fez a saudação ao homenageado e a todos os presentes. “O título de cidadão é conferido a pessoas que, assim como o seu Bernardo, se destacam no município, que tem  uma história de lutas, de conquistas, de prestação de serviços. O senhor  já é um cidadão que nos orgulha pela família que formou, pela sua grande colaboração na agricultura ajudando no desenvolvimento de Rio Brilhante”, disse o presidente.

Vereadores e Sr Bernardo e esposa

Os demais vereadores também se manifestaram, destacando que o título de cidadão rio-brilhantense é a mais conceituada outorga do poder legislativo e são concedidos à pessoas que realmente tenham serviços prestados, à pioneiros que aqui chegaram e aqui fizeram sua morada, formaram suas famílias e que através de sua trajetória demonstram sua importância na vida do município.

Rosane fala em nome da família

Após receber a placa de título de cidadão das mãos do Vereador Nô, Sr. Bernardo foi representado por sua filha Rosana do Carmo Sponchiado Meazza que usou a tribuna para agradecer a honraria. “Este é um dia de muita gratidão por este reconhecimento à nossa família. Vou falar em nome do meu pai, que agradece ao vereador Nô e a todos os vereadores por este título, e agradecer a Rio Brilhante que nos recebeu tão bem e nos acolheu e nos deu tantas alegrias por todos estes anos”. Ela destacou que o sonho de seu pai era simples: dar um pedaço de terra para cada filho trabalhar, e Deus permitiu a realização deste sonho. “Este título vale muito, pois Rio Brilhante é uma terra que nos faz sentirmos amados e que nós também amamos, só temos agradecer à Pequena Cativante”, disse Rosana replicando as palavras do pai homenageado.

Perfil

Bernardo Carlos Busatto Sponchiado nasceu o em Faxinal do Suturno Rio Grande do Sul em 30 de junho 1937,  filho de Carlos Sponchiado e Santa Maria Busatto Spochiado. Casou-se com  com Adiles Ana Sari Sponchiado em 10 de maio de 1961, com quem teve cinco filhos: Delci José Sponchiado in memorian, Paulo Sponchiado, Rosana do Carmo Sponchiado Meazza, Roberto Carlos Sari Sponchiado e Renato José Sari Sponchiado, os quais lhe deram  10 netos e 05 bisnetos.

Em 25 de abril de 1975, veio para Rio Brilhante com a meta de conhecer e adquirir terras para desenvolver a agricultura. Seu objetivo principal era construir um bom lar para sua família e ajudar no desenvolvimento de um município que ainda estava em andamento. Com a vinda de Bernardo e Adiles para Rio Brilhante também vieram as famílias Sari e Basso, entre outros que são responsáveis pelo crescente desenvolvimento da pequena Cativante.

Homenageado ao lado da esposa e filhos

Assessoria de comunicação – CMRB/fotos Toniazzo