Belinha sugere proteção para área verde

De autoria da vereador Maria Isabel de A. M. Barbosa – Belinha (PMDB), foi aprovada indicação ao Prefeito Municipal, ao Secretário Municipal de Infraestrutura e ao Secretário Municipal de Desenvolvimento, sugerindo que se torne área ‘non aedificandi’ o terreno localizado na Quadra 193-A, Setor 8ª, no Bairro Morada do Sol, conforme projeto de lei apresentado, visando a proteção da área verde no espaço urbanístico existente próxima ao Bairro Catulino Rodrigues de Lima, delimitado pela Avenida Lourival Barbosa e pelas ruas Dr. Júlio Siqueira Maia e Manoel Gonçalves de Oliveira, de forma que não possa ocorrer no local construção de qualquer edificação comercial, residencial ou comunitária.

Trata-se de uma área bastante arborizada, situada em um bairro adensado por construções e população e com expressivo movimento de veículos, especialmente pela avenida Lourival Barbosa. A intenção deste pedido é determinar que essa área seja somente ocupada por vegetação, excetuando-se dessa limitação a eventual ampliação do Posto de Saúde Dr. Francisco Augusto Guerreiro de Meio, ali existente.

Encontram-se plantadas várias espécies de árvores no local e com certeza, a manutenção desse espaço verde, contribuirá para o aumento da qualidade de vida da população da região, visto que a arborização urbana, além da função paisagística, proporciona a redução da poluição devido aos processos de oxigenação, neutralizando seus efeitos na população; diminuição da poluição sonora, reduzindo ruídos; diminuição das temperaturas externas, absorvendo parte dos raios solares; sombreamento; abrigo à fauna existente; influência no balanço hídrico; valorização visual e ornamental do espaço urbano.

“O uso público das áreas verdes urbanas precisa de conservação, manutenção e segurança, sendo papel dos órgãos públicos gerenciarem estas áreas e dever da população mantê-las intactas. Aqui registro o trabalho do jovem Linikr Mateus Alegre da Costa, morador daquela região da cidade, que plantou a maioria das árvores existentes na área, demonstrando que na sociedade existem cidadãos que, no anonimato, estão comprometidos e preocupados com a manutenção do meio ambiente e do bem comum”, finalizou Belinha.