Belinha propõe campanha de sensibilização sobre o HPV

Em proposta ao Poder Executivo através da Secretaria de Saúde, a vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB) sugere a realização de ampla campanha de sensibilização com relação ao HPV – Papilomavírus Humano, em parceria com o Rotary Clube de Rio Brilhante.

A infecção pelo HPV é muito freqüente, mas transitória, regredindo espontaneamente na maioria das vezes, porém em alguns casos a infecção persiste podendo desenvolver até mesmo o câncer, principalmente o colo do útero.

Participando de evento internacional do Rotary em São Paulo, Belinha pode conhecer o trabalho realizado nesta questão, o que a inspirou em apresentar esta sugestão.

“Entendo ser de suma importância maior divulgação e sensibilização da sociedade sobre a importância da vacinação e com a parceria da sociedade organizada é possível que o poder público consiga maior efetividade e eficácia nesta ação de conscientização”, destacou Belinha.

Banco 24 horas

Em outra proposição a vereadora Belinha apresentou sugestão ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Controle, sugerindo estudo da possibilidade de gestão para a instalação em Rio Brilhante, de pelo menos um terminal de Banco 24 Horas – Rede de Terminais Multibanco.

A sugestão é de que seja instalado no Terminal Rodoviário para que realmente funcione 24 horas por dia, oferecendo ao público a possibilidade de diversos serviços abrangentes a 34 bancos diferentes.

“Apesar do risco da ação de criminosos contra terminais de atendimento bancário existir, entendo que a sociedade não pode abrir mão do uso da tecnologia que facilite sua vida”, lembrou a vereadora.

Centro de Equoterapia

Também de autoria da Vereadora Belinha foi aprovada indicação solicitando ao Executivo Municipal a doação de área ao Sindicato Rural de Rio Brilhante para a construção do Centro de Equoterapia, acatando pedido do próprio sindicato para o melhor atendimento dos alunos da Apae.

O Sindicato Rural de nosso município oferece desde 2011 aos alunos da Apae de Rio Brilhante, através de projeto pioneiro, a possibilidade de, através do contato com os animais eqüinos, desenvolverem melhores habilidades motoras, entre outros ganhos, e em 2012 foi fundada o EQUORIO – Centro de Equoterapia de Rio Brilhante, entidade civil sem fins lucrativos, assistencial e de filantropia, atendendo no momento dezesseis pessoas com deficiência, numa parceria entre o Sindicato Rural e a Prefeitura de Rio Brilhante, com seis profissionais, entre eles fisioterapeutas, psicóloga, equitador, voluntários e dois cavalos.

“A doação da área solicitado viria providenciar um local adequado e específico para a continuidade desse magnífico trabalho”, encerrou Belinha.