APAE recebe homenagem do Poder Legislativo pelos 30 anos de fundação

Vereadores com equipe da APAE

De iniciativa do vereador Éverton Cristiano Carvalho (PDT), a Câmara Municipal de Rio Brilhante homenageou a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Brilhante, pelos seus 30 anos de fundação, completados no último dia 19 de maio.  A Moção de Aplauso foi entregue na sessão ordinária de segunda-feira, 03 de junho, como forma de parabenizar toda a equipe que fez e que faz parte dessa instituição, a qual cresceu muito e hoje realiza trabalhos na área educacional, cultural, assistencial e saúde.

Pais de alunos, professores, funcionários e a diretora Itiene Gonçalves Moura, estiveram presentes para receber a honraria do Poder Legislativo.

Em sua justificativa o vereador Éverton contou um pouco da história da Apae, destacou e agradeceu em especial a diretora Itiene pela sua competência e carinho com que se dedicou à entidade por tantos anos, mas que por força de concurso público, está deixando a APAE.

“Faço essa homenagem como forma de reconhecimento por esse brilhante trabalho que os Apaeanos tem feito pela nossa comunidade especial, trabalho esse destacado não só aqui como também em nosso estado. Quando tive a oportunidade de através da política estender a mão a algumas entidades do nosso município, a APAE foi uma das primeiras a qual tivemos o prazer de ajudar, vale ressaltar, que foi graças também ao empenho do então deputado George Takimoto”, lembrou Éverton Cristiano.

Em seus pronunciamentos, vereadores destacaram a importância dos trabalhos realizados pela APAE beneficiando tantas crianças e adultos com necessidades especiais. Eles destacaram e reconheceram o comprometimento de toda a equipe de funcionários bem como de voluntários que se dedicam em promover uma melhor qualidade de vida à estas pessoas. A vereadora Tânia lembrou do início da construção da sede da Apae e reiterou, “esta é uma das homenagens mais linda e merecida que eu já aqui esta Casa de Leis fazer”.

A vereadora Wandressa Barbosa citou da sua alegria em fazer parte também desta história, “tivemos o prazer de colocar uma emenda parlamentar na instituição, isso é muito satisfatório para mim, ainda mais quando conhecemos de perto o lindo trabalho que é realizado por toda equipe”, disse.

Ao final o Presidente José Marai – Nô convidou a diretora Itiene e toda equipe da Apae para receber das mãos dos parlamentares uma placa em homenagem pelos 30 anos de fundação e bons serviços no município de Rio Brilhante.

Assessoria de comunicação – CMRB

Conheça a história dos 30 anos da APAE

A Escola Especial Nilson Dias de Souza, com sede à Rua Dr. Júlio Siqueira Maia, 2.235, Vila Trombini, é mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Brilhante/MS, que foi criada no dia 19 de maio de 1.989, em sessão realizada na Câmara Municipal de Rio Brilhante, através da Ata de Fundação, por iniciativa de várias pessoas de nossa sociedade engajadas na luta por uma qualidade de vida a pessoa com necessidades especiais, assegurando aos mesmos, autonomia e inserção social.

A abertura da sessão foi proferida pelo Dr. Emílio Ogaya Jorke, justificando a importância da criação de uma associação especializada e, que este município apresentava um número significativo de pessoas com necessidades especiais, que não recebiam nenhum tipo de atendimento especializado.

Após uma explanação, criou-se a Diretoria Provisória, ficando como presidente o Sr. Jorge Luiz Leite Fardino, pai de uma pessoa com deficiência e profundo conhecedor da causa apaeana, que deu importante contribuição ao processo de criação da Entidade e, por motivo de mudança para outra cidade, passou a presidência à Sra. Laura Costa Brito, que com empenho e dedicação, deu continuidade aos trabalhos conseguindo colocar a Entidade em funcionamento.

No dia 10 de novembro de 1.989, esta Entidade inaugura sua sede, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal, que foi adaptado através de reformas, dando início às atividades de atendimento à população alvo.

Nos registros encontrados na instituição, não consta data precisa da criação da Escola. Sabemos que a sua denominação foi em homenagem a um cidadão rio-brilhantense, pessoa com necessidades especiais e que foi aprovada em 17 de setembro de 1.990, juntamente com o seu Regimento Interno.

Em abril de 1.996, mais um fato importante na história da Entidade, quando recebe, em definitivo, da Prefeitura Municipal a posse do prédio. No decorrer dos anos foi ampliado o espaço físico, construídas novas salas de aulas, banheiros adaptados, cozinha e refeitório e com a aquisição de um terreno junto à instituição construída uma piscina coberta.

No quadro de recursos humanos marca-se a passagem de vários nomes de pessoas que foram voluntárias, colaboradores, pais, funcionários e amigos. Sim, amigos desta causa justa, que hoje, outras várias pessoas estão abraçando e dando continuidade à construção de sua história.