Alcir Machado “Cabo Véio” recebe Título de Cidadão em sessão solene

DSC_0351A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira, 10, sessão solene de outorga de título de cidadão Rio-brilhantense ao Sr. Alcir Machado Ferreira, conhecido como “Cabo Véio”, em atendimento a propositura do vereador Dejair Gomes – Totinha (PROS), aprovada por unanimidade em sessão ordinária de 30 de novembro de 2015,  que deu origem ao decreto legislativo nº 148/15.

Abrindo a sessão o Presidente da Casa de Leis Sergio Rigo disse ser uma satisfação prestar esta homenagem ao Sr. Alcir, “pessoa honrada, respeitada, participativa na sociedade e aqui chegou em busca da realização de seus sonhos que para Rio Brilhante mostrou-se ser um “filho do coração”.  O presidente parabenizou ainda o vereador Totinha pela lembrança do nome de Alcir.

Em seu discurso o vereador Totinha,  autor da proposição, disse que “na noite de hoje, Rio Brilhante acolhe oficialmente como seu  filho, uma pessoa simples e de coração humilde: Seu Alcir, o nosso querido amigo “Cabo Véio”, reconhecendo o seu valor como cidadão participativo, dedicado e apaixonado por esta cidade”.

Prestigiando o homenageado, o Diretor Executivo da Federação das Associações Empresariais do MS, Clodoaldo Martins Júnior, destacou Sr. Alcir como um grande amigo e pelos anos de trabalho e dedicação frente à Associação Comercial e Industrial de Rio Brilhante.

Vanderlei Barbosa, prefeito em exercício, parabenizou o homenageado e a Câmara e disse que “o nome do seu Alcir já se confunde com o da ACIRB pela grande identidade que tem com a Associação”.

Após a entrega da placa que simboliza o Título de Cidadão Rio-brilhantense, Sr. Alcir agradeceu um a um, nominalmente todos os vereadores destacando suas peculariedades e em especial o autor da matéria, vereador Totinha. “Nunca fiz nada pensando em reconhecimento, mas me sinto muito honrado em receber esta homenagem”, disse.

A sessão foi prestigiada por grande número de familiares, amigos e autoridades locais e de outros municípios.

Histórico de Alcir M. Ferreira

DSC_0360

Alcir Machado Ferreira nasceu em 11 de Dezembro de 1935 na cidade de Amambai. Casou-se com Dª. Maria Adair em 1960, teve seis filhos: Arlene, Alda, Alba, Alcinei, Alcineia e Alcindo.

Chegou a Rio Brilhante-MS, em Dezembro 1961, para trabalhar no DNER. Iniciou o trabalho como braçal nível I e em poucos meses já passou a trabalhar com máquinas (Pá Carregadeiras, Patrolas) e Caminhões, e logo em seguida a ser encarregado (chefe). Morava nessa época na Vila São Pedro e vinha trabalhar de segunda a sábado e voltava à tarde para a casa.

Em março de 1962 mudou-se com a família para Rio Brilhante morando na Rua Sidney Coelho Nogueira em uma casa simples e humilde. Em 1965 conseguiu comprar um terreno pagando 10 cruzeiros por mês. Em 1966 iniciou a construção de sua casa no terreno com o apoio de vários amigos construtores.

Trabalhou no DNER por 33 anos sem tirar férias e nem licença premio o que contou em dobro para a sua aposentadoria,  com nível 12, segundo cargo mais alto. Perdia apenas para engenheiro que era nível 15.

Prestou também serviços na Prefeitura Municipal na gestão do Prefeito Juarez Kalife trabalhando com tratoresteira, pois era o único que sabia operar este tipo de máquina na época. Este período foi muito marcante para o Sr. Alcir o qual fez parte de uma associação onde tratava pessoas com dependências químicas como o alcoolismo.

Seu Alcir tinha um atuação fundamental para a recuperação dessas pessoas que até hoje se lembram desse trabalho realizado.

Mesmo sendo funcionáriode carreira do DNER sempre teve um sonho de montar seu próprio negócio, e em 1984 lhe ofereceram um bicicletaria chamada Alagoana e mesmo ainda trabalhando, colocou sua filha para tomar conta e nas horas de folga se dirigia para ajuda-la. Depois de alguns meses ficou difícil de manter o comércio porque  foi trabalhar em Bataguassu, vendendo então a bicicletaria para uma família de Maracaju.

Em Maio de 1994 se aposentou e tornou seu sonho novamente uma realidade, abrindo uma nova bicicletaria no centro da cidade com a ajuda do Sr. Carlos Carrasco que o incentivou muito.

Em 1999 concorreu a Presidência da Associação Comercial de Rio Brilhante – ACIRB e foi eleito por 02 anos. Em 2001 foi reeleito por mais dois anos por unanimidade até 2003. Sempre participou da associação mesmo não sendo mais presidente, mas como vice, secretário e tesoureiro. Já em 2011 foi eleito novamente presidente até 2013, reeleito por mais dois anos e 2015 por mais 1 ano.